Na próxima segunda-feira, 11 de novembro, a Agência Brasileira do ISBN fará uma atualização muito positiva para as editoras cadastradas na instituição: vai ao ar um novo sistema online, em que será possível solicitar e acompanhar o registro do ISBN de modo totalmente eletrônico, sem necessidade de procedimentos manuais, como o envio de formulários impressos e comprovantes de pagamento pelo correio.
De acordo com a legislação do livro no Brasil, todos os livros publicados e distribuídos no país precisam receber um número ISBN para registro e catalogação. Até agora, o único procedimento possível para registrar ISBNs, para a grande maioria das editoras cadastradas na Agência, era através do envio, pelo correio, de um formulário impresso. Embora o método vá continuar, agora a editora poderá optar por um procedimento totalmente eletrônico, mais prático, rápido e econômico.
Estamos aguardando um acesso ao sistema, para apresentarmos a novidade aos leitores do Revolução eBook e explicar como ela funcionará na prática, uma vez que muitos autores (e editores) nos escrevem regularmente com dúvidas a respeito da designação de ISBNs para ebooks.
Enquanto isso, confira mais detalhes sobre esta ótima novidade, na entrevista que fizemos com a chefe da Agência Brasileira do ISBN, Andréa Coêlho de Souza:
Revolução – A Agência está implantando um sistema online para os pedidos de ISBN, como está ocorrendo a transição?
Andréa Coêlho de Souza – A transição já vem ocorrendo internamente na Agência há 2 meses, que correspondente a 1ª fase. Como o novo sistema está passando por ajustes, podem acontecer alguns atrasos eventuais nos serviços, no qual os editores já foram comunicados através do site da Agência. Novamente reiteramos nossas desculpas e pedimos a compreensão de todos, pois toda mudança requer um pouco de paciência. A próxima fase será o lançamento de um novo site da Agência.
Revolução – Qual o cronograma da expansão desta nova sistemática, para as demais editoras?
Andréa – No dia 4/11 11/11– 2ªf, o sistema online já estará disponibilizado para todas as editoras, através de um novo site da Agência. O modo atual, correio, permanecerá, também neste novo site. Fica a critério do editor escolher o online ou correio.
Revolução – Como funcionará o novo sistema?
Andréa – Os editores poderão solicitar os serviços, fazer o pagamento (boleto bancário) e acompanhar a solicitação através da internet. O processo atual, via correio, permanecerá.
O editor é livre para escolher a opção que melhor lhe convier: on line ou correios.
Revolução – Quais benefícios você visualiza com a nova sistemática, tanto para a Agência, quanto para as editoras?
Andréa – Para a Agência o sistema on line era uma promessa da atual administração para com os editores. O benefício é que os editores vão reduzir gastos com correio e tempo de envio.
Lembramos que o processo de envio do serviço executado pela Agência para os editores [a entrega dos ISBNs] já era on line desde o ano de 2007.
Revolução – A Agência verifica um aumento no número de registros de ISBN, por conta da publicação de ebooks?
Andréa – Este aumento estava sendo gradativo, mas, nos dois últimos anos ele vem crescendo. Algumas editoras estão se cadastrando na Agência somente para editar e-books.
Finalmente, isbn online. Ótima notícia.
Pingback: Agência Brasileira do ISBN terá registro totalmente online para novos ISBNs | Editora HN
Até que enfim. Imprimir 3 folhas de papel, mais envelope, mais comprovante de depósito e envio pelo correio pra pedir um número de ISBN de livro impresso já era lamentável, agora, gastar essa papelada para ter o ISBN de um eBook é, no mínimo, desperdício de papel – pra não dizer burrice burocrática.
Pingback: Agência Brasileira do ISBN terá registro totalmente online para novos ISBNs | Entrando Numa Fria
E o registro da obra, haverá modificação também? O escritório que funcionava aqui em Salvador , voltou para o Rio.
Pingback: Agência Brasileira do ISBN terá registro totalmente online para novos ISBNs | Revolucaoebook.com.br – notícias e opiniões sobre ebooks, livrarias e o mercado do ebook – Revolucaoebook.com.br | Estudos e Projetos Editoriais
Estamos na era digital, não dá mais pra ficar perdendo tempo derrubando árvores para fabricar papel. Excelente avanço!
NOVIDADE MARAVILHOSA
Ótima noticia !!!!!!!!!! Modernizando todo o processo !
O ISBN digital não tem o mesmo que o ISBN tem em livros impressos. Na Amazon seu uso é opcional porque o próprio software do ecommerce gera um código específico para cada ebook, que serve para muito pouco devido ao poder da plataforma e os inúmeros parâmetros que ela considera importantes quando uma pessoa faz uma busca por um livro.
Ele é sim fundamental para livros impressos por questões óbvias; basta analisar o modelo de negócio de uma livraria tradicional.
Pingback: Agência Brasileira do ISBN terá registro totalmente online para novos ISBNs | Sistema de Bibliotecas UCS - Blog
preciso reclamar! Paguei o valor do cadastro do ISBN para a fundação em deposito de conta bancaria, no banco Santander, enviei o envelope com a ficha cadastramento, CPF, E ORIGINAIS DE DEPOSITO DE 220, 00; mais 15, 00 reais ISBN; e ainda, 6,00 reais taxa de correios despesas para me enviar numero de ISBN…Ontem, telefonei me atendeu uma funcionaria, dizendo que tenho que mandar uma carta, solicitando, rever o dinheiro, para fazer o cadastro on line. Ora, o que está acontecendo? Segui as intruções, estou com os contos na grafica, esperando o ISBN, quem é, o responsavel por está instituição…
preciso reclamar! Paguei o valor do cadastro do ISBN para a fundação em deposito de conta bancaria, no banco Santander, enviei o envelope com a ficha cadastramento, CPF, E ORIGINAIS DE DEPOSITO DE 220, 00; mais 15, 00 reais ISBN; e ainda, 6,00 reais taxa de correios despesas para me enviar numero de ISBN…Ontem, telefonei me atendeu uma funcionaria, dizendo que tenho que mandar uma carta, solicitando, rever o dinheiro, para fazer o cadastro on line. Ora, o que está acontecendo? Segui as intruções, estou com os contos na grafica, esperando o ISBN, quem é, o responsavel por está instituição…