Com apenas 5,4% do mercado editorial da Alemanha, os eBooks agora ganham uma lista própria de títulos mais vendidos. Os dados serão colhidos pela Media Control GfK International, que trará informação de 5 grandes lojas virtuais e também de editoras.
A lista será divulgada com 6 semanas de atraso e será publicada em diversos meios de comunicação. A chegada do Kindle 4 em alemão, leitores mais baratos e integrados com lojas estão entre as razões para o crescimento do mercado.
Parece uma notícia desimportante para nós, algo tão longe de um mercado tão pequeno. Mas o mercado brasileiro também é pequeno, e defendo a mesma atitude por aqui. Deveríamos ter uma lista oficial e decente para os eBooks mais vendidos.
Temos listas de livros impressos mais vendidos em diversos sites e revistas de respeito. O eBook começa a ganhar espaço, e estou certa de que a divulgação de uma lista do mesmo mercado, só que de digitais, ajudaria na divulgação da tecnologia.
Mas, por termos números ainda muito pequenos, nem livrarias e nem editoras querem mostrar seus números, nem se forem para compor uma lista de mais vendidos. Assim fica difícil.
Com informações do Publishing Perspectives.