O plano de expansão global da Amazon segue a todo vapor. Semana que vem será aberta na Espanha a loja espanhola da Amazon (amazon.es). Embora ainda não confirmado, se espera que a loja Amazon Kindle de e-books abra logo depois.
A Espanha já conta, desde 2010, com a Libranda, um sistema de distribuição de e-books gerido pelas grandes editoras espanholas e da qual várias editoras pequenas também participam. Porém, os e-books espanhóis não são muito populares entre alguns blogueiros, que reclamam repetidamente do DRM e dos preços, cerca de apenas 20% a 30% mais baixos que os livros impressos.
Convém lembrar que nos últimos anos a Espanha vem enfrentando uma recessão econômica forte o suficiente para colocar a juventude acampada nas ruas, em protestos que se parecem (de longe) com as revoltas do mundo islâmico. O desemprego atinge mais de 20% da população. Mesmo assim, o mercado espanhol (e principalmente, de língua espanhola) é muito promissor para uma empresa como a Amazon, que consegue oferecer sempre preços mais baixos que seus concorrentes locais, segundo a reportagem do PaidContent.
Para a notícia completa: Reports: Amazon Launching In Spain Next Week; Kindle On The Way.