Você se prepara para ler, liga o seu Kindle… e descobre que ele está vazio. Seus eBooks desapareceram. Depois, recebe uma mensagem obscura de um funcionário da Amazon, avisando que sua conta foi encerrada. Sem explicar exatamente o motivo.
Foi o que aconteceu com uma usuária norueguesa, identificada apenas como “Linn”. Ela foi “premiada” com a situação acima, teve sua conta na Amazon cancelada e todos os seus eBooks apagados do Kindle, sumariamente.
Linn recebeu um email, de um funcionário da Amazon, explicando que a conta dela tinha sido “associada” a um outro usuário, que tinha desrespeitado os termos e condições de serviços da companhia. Em consequência disso, a conta dela havia sido encerrada. Ela tentou questionar qual o motivo exato que motivou a atitude arbitrária, mas a Amazon não respondeu.
Um blogueiro, amigo de Linn, publicou um texto contando a história, que rapidamente gerou enorme comoção online – veja nos sites listados abaixo. A repercussão respingou até em quem não tinha culpa, com inúmeros sites divulgando didaticamente como remover o DRM de eBooks, não só da Amazon, mas de outras livrarias também.
Questionada pelos principais blogs de notícia da web, o que aconteceu? A Amazon recuou e restabeleceu a conta da usuária e todos os seus livros. Sem explicar os motivos, naturalmente.
(Fontes: Lifehacker, Gizmodo, InfoWorld, Reghardware, Martin Bekkelund)
Portanto, Amazon Boys e fãs incondicionais da Amazon… fiquem atentos. A Amazon oferece preços mais baix0s, traz concorrência? Claro. E isso é bom, claro. Só que o consumidor ganha como “brinde” práticas de negócio obscuras, e às vezes, ofensivas.
Não sei… Me parece que este site está sendo tendencioso contra a Amazon. Acho normal uma empresa que tem milhões de clientes pisar na bola com um ou outro. O que temos que analisar é o conjunto.
Oi Alexandre. Concordo que o conjunto sempre deve ser analisado. Porém, penso que você deveria aplicar o mesmo critério ao Revolução eBook. Fazendo isso, você observará que criticamos a todos. Nosso site revelou o "blackout" de ebooks brasileiros na Cultura; criticou a incoerência de editoras que dizem ser contra a pirataria, e depois afagam quem pirateia livros; mostramos que o market-share da Apple em tablets despencou em 2012; e se fosse tendencioso mesmo, não daria espaço para a avaliação de que o Kindle Paperwhite é o melhor ereader no mercado desde 2007 (http://revolucaoebook.com.br/kindle-paperwhite-considerado-espetacular-melhor-ereader-desde-2007/), apenas para citar um texto recente. Já elogiamos a incrível agilidade da Amazon em entregar produtos. Um site tendencioso faz isso?
Discordo quanto a considerar "normal" uma empresa "pisar na bola". Na minha visão, não dá para considerar normal uma empresa "pisar na bola" apagando todos os livros da pessoa e ter como política corporativa a falta de transparência no relacionamento com o consumidor.
Eu tenho acompanhado o site desde o início — comecei a receber a newsletter sem a ter assinado e não me incomodei porque acompanho o tema desde 2000 (aliás, obrigado por me terem incluído) — e sou testemunha de que vocês têm criticado o que merece críticas e elogiado o que merece elogios. (Meus parabéns por isso.) Só me incomodo quando alguns conceitos de economia — mormente intervencionismo, livre mercado, monopólio, cartel, concorrência, etc. — são ignorados ou tomados em sua forma preconceituosa, levando-os a combater o inimigo errado. A livre iniciativa e o empreendedorismo devem ser defendidos e preservados. Eu acho essa atitude dos governos europeus de taxar ebooks mil vezes mais escandaloso do que a notícia de que uma editora tradicional vem se sentindo ameaçada pela Amazon. (Isso me incomoda tanto quanto ouvir que uma empresa de máquinas de escrever se sente ameaçada por uma indústria de computadores.) Enfim, gosto do trabalho, mas… olho aberto! :^)
Eduardo,
Entenda meu comentário como uma crítica construtiva. Eu prezo o site e o leio com frequencia, por isso mesmo fiz este comentário. Parece-me que todas as noticias que apresentam sobre a Amazon são negativas. Lí vários artigos elogiosos ao Kindle ( mas não ao "Amazon Kindle")
Esta notícia ao meu ver não merecia publicação. Assim como outra que vocês postaram um tempo atras dizendo que os Raio-X de aeroportos apagavam o conteúdo de Kindles.
Obviamente não acho que empresas devam "pisa na bola" com seus clientes, mas até por ser empresário sei que não é fácil acertar sempre em uma empresa que visa atingir consumidores. Alguma ou outra falha falha acaba sendo impossível de eliminar a custo economicamente viável.
Já comentei esse assunto em algum lugar, não sei se no meu blog ou se no Facebook. Essa não foi a primeira vez. Anos atrás, a Amazon deletou o livro "1984" (Orwell) — por alguma razão relativa a direitos autorais — de vários aparelhos. Ora, as pessoas já o tinham comprado, com que direito a empresa o deletava assim? E é por isso que fiz questão de comprar um ereader sem wifi, sem 3G, sem GPS, sem rádio amador, sem telefone de copinho de danone e barbante — não admito que fucem na minha biblioteca virtual! Defendo a Amazon quando um governo quer encher o saco dela com impostos abusivos e sei lá mais o quê, mas ela que não se arvore em governadora do meu ereader.
Comprou, pagou, é seu!
Eu ia comentar exatamente isso Alexandre. É impressão minha ou vocês são meio "anti amazon" oÕ Essa não é a primeira matéria que eu vejo apontando a Amazon como uma suposta vilã do mercado de livros digitais no Brasil (e no mundo). Me parece que o site de vocês é meio tendencioso sim, mas enfim… Torço pela vinda deles porque do meu ponto de vista literatura acessível trará muito mais benefícios do que malefícios.
Fica mesmo a impressão de que a postagem é de pessoa com “interesses” contrários ao da Amazon; ou associado a alguma empresa concorrente.
– Talvez não seja nada disso. É apenas impressão mesmo!
E se for, nada demais nisso, pois tal coisa se torna evidente!
Sabemos que há muita coisa debaixo do pano e muito mais ocorrendo nos bastidores em se tratando de grandes empresas.
Pois ninguém é tão inocente a ponto de crer que existam no mercado mundial, atividades e negócios que tenham como principal objetivo ajudar/ facilitar/informar/conscientizar pessoas com preços bem baixo, produtos de qualidade e entrega rápida.
Sempre existirão deficiências e falhas, que é coisa normal e humana. Mas, atacar o concorrente assim “pelos flancos”, sabendo que existem muitos usuários “Kindlomaníacos” que tem o produto em mãos, sabe da alta qualidade, está satisfeito, etc., não fica bem, não encaixa e destoa.
Eu adoro o Kindle, tenho o Touch e quero o Paperwhite, mas não sou cego. Assim como qualquer e-reader, ele merece o rótulo de “defective by design” por usar DRM, ser extremamente fechado. Antes deste problema, a Amazon removeu sem avisar o livro 1984 dos kindles dos usuários. Realmente naõ custa fazermos um backup, e espero que um dia eles aprendam a não abusar dessa forma.
E, conforme o Gilmar disse, tenha ou não estes problemas, não existe aparelho melhor nem ecossistema melhor que o da Amazon. Eu me livro do DRM e posso comprar de outras livrarias, além de usar a nuvem para armazenar meus livros. Se eles removessem tudo, estes livros ao menos estarão no meu e-mail pessoal.
Ainda bem que os meus livros de papel continuam bem guardados.
todos os ebooks desapareceram do meu kindle, inclusive vários ebooks que havia comprado na saraiva.
Fui entrar no meu kindle e 3 livros meus que eu tinha baixado foram excluídos do nada também 🙁 não entendi o que aconteceu