Usuários do Kindle 3G, da Amazon, perceberam algo que não chega a ser o “fim do mundo” mas é, no mínimo, uma má notícia: parece que a empresa agora está limitando o uso do navegador experimental do eReader a apenas 50MB de dados por mês, em acessos via 3G.
O limite, porém, é apenas para navegar em sites externos, ou seja, a Wikipedia e o Amazon.com continuam acessíveis via 3G, mesmo após excedido o limite mensal (navegar pelo Wi-Fi é liberado). O “corte” se aplica apenas aos modelos mais antigos do eReader, como o Kindle Keyboard e o Kindle DX.
O site eBook Reader lembra que a Amazon já mostrava cada vez mais que a possibilidade de navegar de graça via 3G no Kindle estava com os dias contados. Vale destacar que grande parte disso pode se deve também ao fato de que hackers haviam descoberto uma forma de utilizar o Kindle 3G como um hotspot, distribuindo esta internet gratuita para computadores e smartphones via Wi-Fi.
O limite parece ter entrado em vigor no início de julho e, segundo um comunicado não muito divulgado, se aplica apenas a Kindles de fora dos Estados Unidos.