É o assunto do dia. A Amazon acaba de inaugurar lojas online oficiais na Itália e na Espanha, com direito a venda de Kindles e sistema de auto-publicação. Dessa forma, acabam de se tornar as maiores lojas de livros em ambos os países.
A notícia mostra a estratégia Amazon no mercado de livros digitais na Europa. Em abril, a Amazon lançou a Kindle Store na Alemanha e em outubro uma versão foi lançada em França.
Vale lembrar, de acordo com o site Good E-Reader, que a Espanha já tinha aberto seu mercado editorial digital para outros serviços como o 24symbols, um esquema de assinatura de livros semelhante ao Netflix; e a parceria de algumas editoras com a XinXii, maior distribuidora de livros digitais da europa. Com a Amazon, mostra que realmente está investindo nesse mercado.
“Estamos muito animados em apresentar a nova Kindle Store espanhola, que contém a maioria dos best-sellers da Espanha, uma ótima seleção de títulos em catalão, basco e galego e também títulos únicos e exclusivos de Rosa Montero [autora e jornalista espanhola, publicando exclusivamente com a Amazon]”, disse Gordon Willoughby, Diretor do Kindle na União Europeia no release de imprensa. “O Kindle já é o leitor eletrônico mais vendido no mundo. Ele vem com um display de tinta eletrônica que lê como verdadeiro papel, sem brilho, mesmo em plena luz do dia, e oferece a conveniência de baixar livros em menos de 60 segundos. O Kindle é tão pequeno e leve, que desaparece em suas mãos, que é apenas o que você quer quando você estiver lendo uma grande história como ‘El puente de los asesinos’, de Arturo Pérez-Reverte. ”
“Estamos muito animados em apresentar a nova Kindle Store italiana com a maior selecção digital de títulos de língua italiana para milhões de clientes Amazon.it hoje. Clientes italianos são apaixonados por livros e leitura e acreditamos que eles vão adorar ler grandes livros italianos, como ‘Gomorra’ de Roberto Saviano, ‘Un indovino mi Disse’ de Tiziano Terzani e atuais best-sellers como a nova biografia de Steve Jobs no Kindle “, disse Diego Piacentini , vice-presidente sênior da Amazon.com.
O Kindle está sendo vendido a 99 euros, um preço bem mais elevado do que o vendido nos Estados Unidos. Também não há a opção de compra mais barata com anúncios. Como os outros aparelhos, esses Kindles também possuem as funções Whispersync e “Buy Once, Read Anywhere”, acomodam até 1400 títulos e têm uma vida útil da bateria de um mês. Eles pesam apenas 170 gramas e ainda oferecem Wi-Fi para download.
Na Espanha são 22 mil livros digitais em espanhol e na Itália 16 mil títulos em italiano, fora o enorme acervo em inglês e em outras línguas, que possui a soma de 900 mil títulos. Conforme afirmado por Nate Hoffelder do The Digital Reader os dados mais recentes da Itália sugerem que a Amazon possui mais eBooks em italiano do que é possível encontrar no formato ePub. Até este lançamento, o formato ePub era dominante na Itália, com 13 mil títulos disponíveis. Sobre a Espanha, há dados informando que haviam 10.000 títulos em ePub antes do lançamento da loja no país.
E, além disso, a Amazon também trouxe a esses países o serviço Direct Publishing, que permite a auto-publicação na loja da empresa. Assim, autores espanhois e italianos poderão usufruir de uma grande quantidade de clientes em todo o mundo – são mais de 100 países –, potenciais compradores.
Para os autores desses países valerão também os ganhos de 70% sobre as vendas de seus eBooks. Isso permite que autores independentes e editoras possam fazer mais dinheiro em cada livro vendido aos clientes Kindle nos Estados unidos, Reino Unido, Alemanha, Áustria, França e além de Itália e Espanha.
Com informações de Ler ebooks, eBookNewser, The Bookseller e TeleRead.