Na última quinta-feira, durante o julgamento sobre as práticas comerciais da Apple para eBooks, nos EUA, Keith Moerer, diretor da empresa, revelou que a Apple possui atualmente cerca de 20% do mercado de ebooks americano.
Muitas estimativas consideravam que a Apple teria 10% do mercado, sob uma liderança absoluta da Amazon com 50% a 60% e Barnes & Noble com 25%. Porém, Moerer afirmou que o market share da iBookstore era de 20% já nos primeiros meses após o lançamento da loja de ebooks, percentual que teria se mantido estável desde então.
Apesar do governo chamar a iBookstore de um “fracasso” e atacar afirmando que a “Apple praticava preços injustos com os consumidores”, Moerer desafiou as alegações: “Eu discordo. As vendas de ebooks cresceram 100% ano passado na iBookstore e teve mais de 100 milhões de clientes.
Considerando o número extraordinário de clientes que a Apple já alcançou – quase 600 milhões de clientes com cartão de crédito cadastrado, é razoável supor que o número seja real mesmo.
O julgamento segue seu curso, com mais testemunhos nos próximos dias.
Fonte: Laura Hazard Owen