iBooks da Apple

Apple Deve Lançar Plataforma de Auto-Publicação Até o Final de Janeiro


Só estava faltando ela. Amazon, Barnes & Noble, Penguin e outras já haviam lançado suas plataformas de auto-publicação, visando os autores que não conseguem ou não querem contratos com editoras, um filão que cresceu muito em 2011. Estava até estranho o fato de a Apple não ter se pronunciado a respeito.

Mas agora está aí. De acordo com nota publicada no site Good E-Reader, a Apple anunciou que sua plataforma para autores independentes deve sair até o final do mês. E ainda uma outra notícia, deve ocorrer um evento da empresa que tratará exclusivamente de eBooks e publicação digital, voltado mais para o produtor do que para o consumidor, podendo incluir aí talvez o lançamento da tal plataforma. O site AllThingsD afirma ainda que não haverá o lançamento de qualquer hardware.

Atualmente, o único jeito de publicar um eBook de forma independente na iBookstore é contratar serviços terceirizados como o Smahwords. Aliás, uma parcela dos usuários do Smashwords deve vir justamente por causa desse fator. Não informações mais precisas sobre o programa de auto-publicação, apenas os dados de que a plataforma deve facilitar ao máximo a publicação (talvez atrelada ao software “Pages”, o Word da Apple) e que os eBooks serão todos em ePub.

Steve Jobs nunca foi muito fã dos eBooks em seu negócio. Sempre que questionado a respeito de eReaders e livros digitais, Jobs esnobava o mercado, deixando-o bem abaixo do mercado de músicas e vídeos digitais, por exemplo. Entretanto, os eBooks têm feito sucesso na iBookstore, e com a corrida das outras empresas, a Apple no comando de Tim Cook considerou importante também lançar seus tentáculos nesse bolo.

Com informações do eBookNewser e TechCrunch.

 

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293