O plano, ambicioso, também inclui obter um amplo suporte entre os vendedores em até seis meses.
Certamente a adoção de um padrão comum, para algo complexo como um livro digital, não é tarefa fácil. Quando o assunto é ePub3, existem vários motivos para os sistemas de leitura (leia-se: os grandes vendedores de ebooks) ainda não aceitarem o formato de forma uniforme. Até agora, a Apple é a livraria que oferece mais suporte. Há previsão de que até o final do ano, a Apple ganhará a companhia de Kobo e Google na arena do ePub3.
Um cenário com mais harmonia, padronização na aceitação do ePub3, tornaria o trabalho e a produção de ebooks avançados bem mais simples, e mais barato, para as editoras. Com isto em mente, a AAP (Association of American Publishers) convidou os maiores vendedores e editoras para participar da sua nova iniciativa, uma série de encontros para esquematizar a adoção do EPUB3. Chamado de “Projeto de Implementação do ePub3”, o objetivo é avançar rapidamente uma harmonização no uso do formato por editoras e vendedores. A informação é do Digital Book World.
A meta da associação é lançar um grande número de títulos em ePub3 no primeiro trimestre de 2014.
A AAP afirma que as editoras americanas estão trabalhando juntamente com “vendedores, distribuidores de conteúdo digital, fabricantes, provedores de sistemas de leitura, especialistas em tecnologia e organização de padrões”. Mas a entidade não comenta ainda quais editoras e vendedores decidiram participar até agora. A entidade afirma estar convidando todos os integrantes do mercado para sentar à mesa.
Eduardo, estou trabalhando num livro que terá em torno de 500 páginas. Será que para ebook não seria melhor convertê-lo numa série de livros menores? E onde publicar? Aceito sugestões.
Obrigado.
Na minha opinião, depende – se o conteúdo fragmentado não perde o sentido, por exemplo. Se não perde, ok. Onde publicar depende do perfil do seu público. A primeira coisa que eu faria, seria descobrir onde o seu público compra ebooks (ou tenderia a comprar), e me concentraria na livraria, ou nas duas livrarias, que concentrem mais as compras deles.