Uma pesquisa divulgada pela Bowker Market Research – a Global eBook Monitor – revelou que, além dos Estados Unidos, agora Índia e Austrália também fazem parte do grupo de países que está adotando o livro digital rapidamente.
A Índia passou na frente de todos, com 24% da população informando que adquiriu um eBook nos últimos 6 meses. Logo após vêm países como Austrália (21%), Reino Unido (21%) e Estados Unidos (20%). França e Japão – quem diria – ficaram entre os últimos com 5% e 8%, respectivamente.
Entretanto, 80% dos entrevistados em cada país afirma saber que um livro pode ser baixado em formato digital. Isso vai contra a pesquisa feita pelo Instituto Pró-livro, que afirma que apenas 18% dos brasileiros conhecem o eBook.
O Brasil também foi citado na pesquisa. Apareceu, junto à Índia, com 50% dos entrevistados declarando que pretende comprar um livro digital nos próximos 6 meses. Ou seja, se a índia já está na lista dos mais adeptos ao livro digital, é de se esperar que nosso país possa ser o próximo.
Dos inquiridos que indicaram que nunca haviam baixado e comprado um eBook, apenas 16% dos brasileiros e 11% dos indianos disseram que não iriam tentar isso um dia. Esse valor sobe para 66% dos franceses e 72% dos japoneses.
Na maioria dos países pesquisados, os homens são mais propensos que mulheres a comprar um eBook. A Alemanha mostra a maior divergência, com 18% dos entrevistados do sexo masculino tendo comprado um eBook nos últimos seis meses, em comparação com apenas 8% das mulheres.
Em quase todos os mercados, quanto mais velho o entrevistado, menos provável a compra recente de um eBook. Taxas de compra na Índia, Brasil, Reino Unido, EUA e França são mais elevados no grupo etário de 25 a 34 anos, com a Austrália, Espanha, Alemanha, Coréia do Sul e maior no Japão entre os 18 a 24 anos de idade.
O Global eBook Monitor (GEM) rastreia as compras e atitudes do consumidor de eBooks em dez grandes mercados mundiais, através de entrevistas a população em geral de cada país, através da internet.
“O mercado de eBooks está experimentando um crescimento exponencial a nível internacional, com notícias de cada semana de novos eReaders e lojas especializadas. Os editores e varejistas devem se adaptar a uma paisagem muito alterada.” informa Kelly Gallagher, vice presidente da Bowker. “O mundo está pronto para livros digitais, e é um mercado muito maior do que pensávamos” completa.
Com informações do Futurebook, Good E-Reader, Digital Book World e Bowker.
Ola Eduardo,
A empresa alemã Bookwire, pelo que me informei, é a maior distribuidora de e-books para as plataformas entre ela Amazon, Google e demais. Quais são as demais concorrentes dela no mundo? Só conheço uma brasileira. Algumas pequnas foram compradas pela Bookwire.
Ola Eduardo,
A empresa alemã Bookwire, pelo que me informei, é a maior distribuidora de e-books para as plataformas entre ela Amazon, Google e demais. Quais são as demais concorrentes dela no mundo? Só conheço uma brasileira. Algumas pequenas foram compradas pela Bookwire. Há alguma Americana?
Oi Alexandra, tudo bem? A Simplíssimo também está atuando na distribuição de livros digitais.