Finalmente alguma notícia da expansão internacional da B&N. Em um arquivo entregue à Comissão de Valores Imobiliários em que citam sua expansão a 10 países nos próximos 12 meses.
O documento fala da parceria com a Microsoft e a formação da spin off NewCo, e cita que a expansão deve atingir 10 milhões de usuários de Windows acessando o site do Nook. A expansão chegaria a usuários de Windows, iOS e Android, mas a B&N também deseja levar seus hardwares de leitura aos escolhidos.
Apesar de não deixar claro quais seriam esses países, Nate Hoffelder do The Digital Reader tem algumas apostas. O Canadá seria uma boa primeira opção, para tentar competir com a Kobo e sentir um pouco do mercado externo; documentos oficiais já falam dos Países Baixos e Alemanha.
Entre os 10 eu também chutaria a Austrália, a França, a Itália, Reino Unido (mesmo após o fracasso das negociações com a Waterstones) e, quem sabe, o Brasil. Quais outros fica sendo um mistério.
A expansão internacional, antes uma oportunidade, é agora uma obrigatoriedade para a B&N. Em segundo lugar nos Estados Unidos (bem, beeem longe da Amazon), ela terá seu terreno muito ameaçado e começará a ficar muito atrás dos outros. Apple e Amazon já correram, Google veio logo atrás e a Kobo já se prepara para alçar voo. Só falta a Barnes & Noble.
Pingback: Tablet Army | Barnes & Noble desembarcará en Europa con el Nook
Pingback: Barnes & Noble anuncia expansão | E-ditar | Livros em Digital