Com o anúncio da abertura do processo contra a Apple e cinco das Big Six devido ao modelo de agência na precificação dos eBooks, a indústria editorial virou de cabeça para baixo.
Cada uma das editoras envolvidas está reagindo de uma maneira diferente. HarperCollins, Hachette e Simon & Schuster entraram em acordo com o Departamento de Justiça, enquanto Apple, Macmillan e Penguin estão com o pé firme e devem ir ao tribunal para resolver a questão. A três que firmaram um acordo deverão pagar multa, ficarão impedidas de usar o modelo de agência por dois anos e deverão reportar números ao Departamento de Justiça.
De forma discreta, a Amazon comemorou, considerando o processo uma vitória para os consumidores e usuários de seu dispositivo de leitura Kindle. Ela prometeu renovar descontos: “Estamos ansiosos para sermos autorizados a oferecer preços mais baixos em mais livros Kindle,” disse a Amazon em reportagem do Wall Street Journal.
Ainda não está clara a posição de outras editoras que se utilizam do modelo de agência. A Ramdon House escapou do processo porque só aderiu ao sistema um ano depois do acordo, e ainda não se pronunciou sobre o caso. A Smashwords já declarou que vai continuar firme e forte com o modelo de agência:
“Se um editor aumenta demais os preços de seus eBooks, deixe o mercado de puni-los. Os nossos 40 mil autores e editores precificam seus livros na Smashwords pouco acima de US$3,00 e eles coletivamente publicam cerca de 15 eBooks sem qualquer custo, gratuitos.”, disse Mark Coker, CEO da empresa.
As Big Six estão no meio de toda essa bagunça pelo simples fato de que não quis liderar a tecnologia de sua indústria, assim como muitos outros. Agarradas na tradição do impresso, deixaram que empresas de serviço e tecnologia – como Amazon e Apple – dominassem o mercado, e impusessem seus valores e limites a elas. Agora, o que vemos é isso.
Com informações do eBookNewser e Digital Book World.
“As Big Six estão no meio de toda essa bagunça pelo simples fato de que não quis liderar a tecnologia de sua indústria, assim como muitos outros. Agarradas na tradição do impresso, deixaram que empresas de serviço e tecnologia – como Amazon e Apple – dominassem o mercado, e impusessem seus valores e limites a elas. Agora, o que vemos é isso.”
A cultura e a saraiva que abram os olhos!