Fazem dois meses desde o lançamento dos novos livros interativos da Apple, bem como de seu aplicativo gratuito iBooks Author. Desde então como andam os lançamentos de livros didáticos e interativos da Apple?
O autor independente Piotr Kowalczyk fez a pesquisa e constatou: no dia do lançamento, eram oito livros didáticos, e hoje são apenas dez. Como assim? São apenas dois novos eBooks, um por mês. Se continuar nessa escala, serão apenas dezoito até o final do ano.
Porém, não é tão ruim quanto parece. Kowalczyk mostra que o aplicativo iBooks Author vem sendo bem utilizado pelos usuários, mas não no terreno dos didáticos. Em uma nova busca, procurando por livros digitais que só possam ser abertos com o aplicativo iBooks 2 – e, por isso, interativos – os resultados foram mais convidativos.
O autor encontrou 2390 itens na loja iBookstore. Agora sim, são números bem melhores! Ainda mais quando comparados com os 710 eBooks com áudio ou vídeo à venda na loja da Amazon.
Kowalczyk foi bem otimista, mas eu desconfio: o grande destaque do lançamento da Apple era a revolução nos chamados textbooks, os didáticos americanos. E essa revolução, ninguém viu ainda. Ferramentas para construir livros digitais interativos sem precisar de código já estão pipocando por aí. O que vale é a tal da mudança, e isso até agora não veio.