Texto corrido

Como Produzir um eBook Melhor – Parte 1

da Redação Ebooks 1 Comment

Nos últimos meses esteve no ar as inscrições para o prêmio internacional Publishing Innovation Awards, que também irá contemplar livros digitais bem feitos com um selo de qualidade. Mas o que é qualidade para eles? Vamos passar pelos quesitos explicados pelos colaboradores do site Digital Book World e explicar tudo com mais calma.

Texto corrido

1. O livro não abre em uma página em branco

Além disso, é de bom tom não deixar também a capa dentro do livro, e fazer com que ela apareça apenas em seu lugar. Trabalhe em uma folha de rosto especial, que pode ser parecida com a capa ou até mesmo trazendo informações diferentes como acesso a redes sociais, o sumário, etc.

2. Mantenha a hierarquia da informação

Cuide para que seu eBook mantenha tudo no lugar quando muda de ambiente, como de um eReader para um smartphone. Certifique-se de que as imagens continuarão no mesmo lugar, de que títulos continuarão a ser considerados dessa forma e até que em certas telas as imagens não apareçam para não poluir o visual e prejudicar a leitura. Tudo deve fluir corretamente seja qual for a plataforma utilizada.

3. Ordem do conteúdo

Antes de finalizar e fechar um livro digital, confira se nada saiu do lugar. Muitas vezes nos esquecemos de retirar itens que deveriam estar presentes apenas no livro impresso e cabeçalhos, destaques e outros elementos acabam saindo no meio do texto, cortando a leitura e evidenciando a falta de cuidado com a obra.

Lembre-se de escolher se as notas de rodapé – caso existam – aparecerão no final de cada capítulo ou apenas no final do livro. Preste atenção também em orelhas e na quarta capa. O padrão normalmente utilizado é de que esses textos aparecem no final do eBook, incluindo informações sobre o autor, opiniões de meios de comunicação sobre o título, etc. E coloque em seu sumário o caminho para esses itens, pois assim o leitor poderá encontrá-los. Itens fora do sumário praticamente ficam fora da visão leitor, que normalmente não “folheia” o livro digital do início ao fim. É preciso mostrar a ele tudo o que ele pode apreciar, incluindo a capa.

4. Consistência do tratamento de fonte

Verifique se os estilos e espaços em branco estão aplicados corretamente. Esquecer um título, uma citação ou outro título sem estilo pode dar uma enorme dor de cabeça, além de confundir o leitor. Revise exaustivamente seu conteúdo para se certificar de que a formatação está correta, é o mínimo que se espera de um eBook.

E cuidado com espaços em branco. Apertar a tecla Espaço ou a tecla Tab para organizar uma diagramação pode funcionar no livro impresso, mas pode causar um desastre em um livro digital, uma vez que este é visto em uma série de telas e plataformas que disponibilizarão o conteúdo de jeitos muito diferentes. Todos os espaços em branco devem ser acertados com estilos CSS.

5. Links

Um bom livro digital possui links, referências a outros pontos do livro e um sumário que funcione e leve às áreas certas, sem exagero e em total acerto. Confira sempre se os links inseridos levam aos sites ou arquivos certos, veja se as referências a outros pontos do livro realmente o levam a ele, se notas de rodapé estão organizadas, se todos os itens do livro estão presentes no sumário e se este está correto. Sumário errado pode fazer o leitor não conseguir chegar a um capítulo e estragar uma história.

Alguns livros também possuem índice onomástico, entre outros. Não é obrigatório que esse item seja passado do livro digital ao impresso – uma vez que a busca nas plataformas funciona muito melhor –, mas caso esteja presente, ele deve funcionar perfeitamente, ou não terá uso e será uma perda de tempo e de bytes.

6. Capa

Cuide para que a capa não seja uma cópia fiel da versão impressa, uma vez que atuam em ambientes diferentes, em tamanhos diferentes e com exposições diferentes. Uma capa de um livro de investimentos que mantém uma série de splashs com opiniões de revistas e jornais na capa mostra apenas falta de cuidado, uma vez que não será lido pelo possível leitor, já que nas lojas virtuais os eBooks aparecem em tamanhos mínimos.

Se o seu objetivo é divulgar o título, faça com que ele seja o centro das atenções. O mesmo vale para o autor. Você só tem um punhado de pixels para ganhar o leitor, não vai querer desperdiçar isso com arte abstrata que não diz do que se trata a obra, não é? O leitor irá passar reto e procurar algo que ele possa compreender com um rápido olhar.

7. Conteúdo consumível

Essa dica é muito útil para livros didáticos e de autoajuda. Repasse todo o conteúdo do seu livro e veja se ele está adaptado para o digital. Não deixe passar campos para preenchimento de observações ou respostas de um teste. Torne o teste interativo com cliques ou toques, mas não deixe aquela linha enorme que não servirá para nada boiando na página do eBook.

Se quiser manter qualquer tipo de interação do leitor com o livro, além da leitura, cuide para que essa interação possa ser executada no digital, dentro do livro. É ilógico vender um eBook e obrigar o leitor a pegar papel e caneta para preencher um questionário.

Ah, e conteúdo útil apenas ao impresso, como papel utilizado, também é visto como relaxo. Não deixe essas coisas passarem.

8. Referências ao impresso

Preste atenção em informações no meio do texto que se refiram ao conteúdo impresso, como “verifique na página 50”, ou ainda uma chamada para outro capítulo que não possua link e obrigue o leitor a ir até o sumário conferir a informação. Links e cross references estão aí para isso e devem ser utilizados para melhorar o fluxo da leitura no digital.

Na continuação do artigo finalizaremos os quesitos mais importantes para um eBook de qualidade.

SimplíssimoComo Produzir um eBook Melhor – Parte 1

Comments 1

  1. Olá! Comecei agora a trabalhar para fazer meu livro digital. Salvei o livro em txt e abri no Sigil. Mas ele não lê nenhum caractere de acentuação característico da língua portuguesa (BR). Alguma dica de como posso contornar essa situação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *