Com o lançamento do Lev, o e-reader da Saraiva, temos agora mais uma opção no mercado para quem tem interesse em adquirir um dispositivo para leitura de ebooks. Por isso, eu resolvi preparar um comparativo entre os modelos concorrentes das três linhas de e-readers para ajudá-lo a escolher a melhor opção para você: o Kindle da Amazon, o Kobo da Livraria Cultura, e o Lev da Saraiva.
É importante enfatizar que todos os modelos que apresentarei neste post são de e-readers com tela e-Ink, que é aquela tela que não utiliza nem a tecnologia LCD e nem LED, que permite que a imagem seja apresentada sem emissão de luz (alguns modelos possuem uma iluminação para leitura, mas não é a mesma coisa, a iluminação é lateral e tem menor incidência nos olhos). Por isso, ela tende a ser mais agradável para a leitura, em comparação com as outras tecnologias.
Outro ponto importante é lembrar que os e-readers são leitores eletrônicos de livros. Você não consegue instalar aplicativos neles, nem jogos (note que os modelos Kindle Fire são tablets, não são e-readers). E-readers foram concebidos para substituir o livro impresso, para os usuários que queiram apenas ler livros. Para uma melhor explicação sobre a diferença entre tablets e e-readers, leia este post.
Vamos começar a comparação com os modelos básicos das linhas Kindle, Kobo e Lev, comparando as características dos equipamentos equivalentes destas três famílias de e-readers. São eles: Kindle (que eu costumo chamar de “Kindle básico” para não confundir), Kobo Touch e Lev (clique nos links para ir para os sites dos fornecedores).
A maior diferença entre estes modelos e os que veremos no próximo tópico é que estes não possuem iluminação embutida para leitura em ambientes escuros (continue lendo no blog Vida sem papel)