Todo mês, o site eBookNewser publica uma lista dos livros mais pirateados, com dados recolhidos do site Pirate Bay. Nate Hoffelder deixa claro que seu interesse não está em piratear livros, mas tem curiosidade em saber o que está popular, em comparação com a última vez visitada. Confira a lista de títulos:
Como Nate nota – e eu também –, a maior parte dos livros digitais pirateados é da categoria de manuais/auto-ajuda. São títulos como “1001 fatos assustadores”, “Como ser um cavalheiro”, etc. Outros títulos incluem coletâneas grandes como todo um conjunto de mais de 4500 livros para Kindle ou a revista Playboy de 2012.
Quem faz o download de 4687 livros para Kindle, realmente não iria adquirir nenhum deles. Está baixando uma coleção de eBooks apenas para ter, e a probabilidade de ler 3% desse acervo é mínima. Não acho que seja algo preocupante.
Livros de ficção e não-ficção não estão nessa lista, e possuem crescimento de vendas em livrarias digitais. Procurar listas de livros pirateados na internet é uma boa opção para observar como anda esse “mercado”, e montar inclusive estratégias. Porque não oferecer um livro dessas categorias de auto-ajuda ou manuais para download gratuito no site da editora, sem DRM e com possibilidade de compartilhamento? O que aconteceria?
Alguém quer experimentar?