Esse é um dos dados da pesquisa Consumer Attitudes Toward E-Book Reading, feita pela Bowker a pedido do BISG (Book Industry Study Group), que acompanha 6000 pessoas e suas compras de eBooks desde 2009.
A pesquisa revela que mais da metade dos leitores de livros digitais aumentaram o uso de aplicativos para comprar livros (tanto digitais como impressos) e mais de um terço aumentaram o uso de sites de varejo em geral como a Amazon.com. Esses ganhos vêm à custa das livrarias físicas, mesmo as independentes. Mais de um terço dos compradores de eBook diminuíram seus gastos em cadeias de livrarias e 29% disseram que estão comprando menos das livrarias independentes locais.
“O mercado de livros digitais está se desenvolvendo muito rapidamente, com as atitudes e comportamentos dos consumidores mudando ao longo dos meses, ao invés de anos”, disse Angela Bole, Diretora Executiva Adjunta da BISG. “Um dos pontos fortes deste estudo é a sua capacidade de monitorar os power buyers (aqueles que compram ao menos um eBook por semana). Eles nos permitem prever para onde o mercado está se movendo, proporcionando-nos uma oportunidade ideal para olhar para o que virá a seguir.” completa.
Os resultados também mostram que, embora dedicados leitores eletrônicos permanecem a plataforma de e-leitura dominante, especialmente entre os compradores de energia, dispositivos multi-funções tablet e smartphones estão ganhando popularidade. Veja alguns números:
Com informações do Digital Book World.