Uma pesquisa do DCL (Data Conversion Laboratory) com 411 editoras mostrou que o livro digital deve se tornar ainda mais importante no ano que vem. A pesquisa mostrou que 43% dos entrevistados já reconhece a importância do eBook, tanto do formato ePub, vendido pela maioria das lojas virtuais como Barnes & Noble e Kobo, como do formato MOBI, comercializado pela Amazon. Também estão incluídos nessa lista os formatos especiais, como aplicativos e enhanced eBooks.
Mas o melhor número do estudo foi outro. O relatório do DCL afirma que 63% das editoras pesquisadas pretendem investir em eBooks em 2012. O relatório também descobriu que 64% dos editores estão interessados em publicar não-ficção e conteúdo técnico digital.
De acordo com o site eBookNewser, o relatório indicou que a preferência das editoras em gadgets é o iPad, com 44% de adesão. Já o Kindle fica em segundo lugar, com 36%. “Dezoito meses atrás, mais editoras estavam preocupados sobre a obtenção de suas informações em uma plataforma de eBook e a qualidade não era o tema principal como é agora. A pesquisa demonstra que a indústria editorial percebeu que os consumidores não vão tolerar erros de digitação e a formatação de ruim em um eBook que custa US$15.”, disse Mark Gross, presidente e CEO do DCL.