Estabelecer uma forma de contato regular com seus clientes/leitores, é essencial para construir um núcleo básico de seguidores. Ao invés de simplesmente entregar conteúdo grátis para ganhar audiência, a editora (ou os autores) podem fazer um troca vantajosa para ambas as partes. E os leitores – ao menos, os americanos, estão dispostos a trocar informações pessoais por produtos e vantagens que sejam claramente recompensadoras.
Segundo o Digital Book World,
Quase três quartos dos consumidores norte-americanos estão dispostos a partilhar os seus dados pessoais em troca de “valor justo”, representando uma mudança de atitudes em relação à privacidade, de acordo com um novo livro. Enquanto a maioria dos consumidores preferem recompensas em dinheiro, de acordo com pesquisa do livro, os consumidores mais abastados preferem descontos ou promoções sobre os produtos ou serviços. O título, Sexy little numbers (Random House), por Dimitri Maex, diretor da agência de marketing sediada em Nova York interativo, OgilvyOne, destaca a pesquisa realizada pela empresa.