Dois Motores Para Meu ePub… Adobe e Webkit

Fernando Ebooks Deixe um comentário

Quem está começando a trabalhar com a produção de eBooks no formato ePub às vezes fica frustrado diante das diferenças de visualização do arquivo nos diferentes dispositivos. Se o objetivo ideal do ePub é ser universal e funcionar em qualquer aparelho, na prática isto às vezes parece impossível.

Porém, as coisas não são tão complicadas assim, pois podemos classificar os softwares leitores de ePub em apenas duas categorias. É como se todos os automóveis possuíssem apenas dois tipos de motores, mudando apenas a carroceria. Portanto, temos que aprender a lidar somente com esses dois!

Existem os softwares criados especialmente para lerem o ePub, e aqueles que desfrutam de um engine (motor) de um browser ou navegador. Assim, os dois principais “motores” de rendering para os softwares que lêem o ePub são o Adobe Reader Mobile SDK e o Webkit.

O Adobe SDK, como o nome diz, é um software produzido pela Adobe, e está por trás de vários outros softwares que visualizam o ePub. O grande trunfo do Adobe Reader Mobile é o fato de ser o único sistema que permite a leitura do Adobe DRM. Se o editor fizer a escolha de aplicar um sistema de proteção da Adobe,  o consumidor do livro deverá ler o ePub necessariamente em um leitor com o motor de rendering Adobe.

O outro “motor” é o webkit. É um motor open source que está por trás dos navegadores Safari e Chrome. A grande vantagem dos leitores webkit em relação aos softwares baseados na Adobe, é que eles suportam todas as declarações de CSS, e também as que ainda não foram implementadas totalmente no ePub, como o HTML5 e o CSS3.

Estes dois motores de rendering fazem a apresentação do conteúdo do ePub de maneira levemente diferente, sendo que algumas coisas podem funcionar em um sistema, mas não em outro. Como exemplo disso, podemos indicar as declarações de versal. O InDesign CS5.5 exporta as informações de versal para as fontes e funciona bem em softwares baseados no webkit, mas não funciona em softwares baseados no sistema Adobe!

webkit

Posso colocar um vídeo no ePub, mas funcionará somente nos sistemas webkit. Nos sistemas Adobe vou poder visualizar somente uma imagem!

Conhecer as características destes dois motores de rendering irá permitir a quem produz encontrar soluções alternativas, podendo desfrutar ora das características de um, ora das do outro sem desesperar-se, mas sendo criativo nas soluções.

Uma breve lista de softwares que usam o sistema Adobe:

  • Adobe Digital Edition (PC/Mac)
  • Nook Reader (PC/Mac)
  • The Copia (PC/Mac)
  • IBA (PC/Mac/iPad)
  • Bluefire Reader/Cultura Reader (iPad)
  • Saraiva Reader (iPad, Android)
  • Aldiko (Android)

A maioria absoluta dos leitores com tecnologia eInk (série Sony, Bookeen, iRiver, Positivo Alfa, Nook, etc…) também usa o sistema Adobe. Você encontrar uma lista completa no site da Adobe.

Uma breve lista de softwares que usam o sistema webkit:

  • iBooks (iPad, iPhone, iPod Touch)
  • Ibis Reader (leitor online)
  • Calibre, Lucidor
  • EPUBReader (extensão para Firefox que, portanto, e usa o sistema do Firefox)

Algumas diferenças entre os sistemas Adobe e webkit:

Diferenças entre webkit e Adobe

Algumas diferenças entre o sistema Adobe e o Webkit

Conhecendo o funcionamento desses dois softwares, será mais simples compreender o funcionamento do ePub, e assim produzir um arquivo com qualidade maior e que funcione em todos os aparelhos.

Nos próximos posts, vamos indicar mais algumas diferenças entre estes dois sistemas e aprender como desfrutar as características específicas de cada um.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoDois Motores Para Meu ePub… Adobe e Webkit

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *