Aqui está um caso muito interessante. A Bookboon é uma empresa pouco conhecida que está crescendo muito, pois todo o seu conteúdo é distribuído gratuitamente. Todo o conteúdo é original. A empresa passou de dez milhões de downloads nos últimos anos e em 2011 teve um crescimento de 500% em downloads digitais.
Eles já possuem um catálogo de mil eBooks, e prometem mais 250 só em 2012. O segredo? eBooks gratuitos com anúncios encartados no conteúdo. “Temos visto um crescimento enorme em os EUA em relação ao ano passado, e com mais de 200 livros novos chegando, nos sentimos confiantes de que vamos alcançar uma quota de mercado de 10% no 3° trimestre de 2012” disse o COO da empresa dinamarquesa, Thomas Buus Madsen, em entrevista ao site Good E-Reader.
Os eBooks estão disponíveis apenas em formato PDF, mas são bem trabalhados. Possuem 40 páginas em média e trazem bom conteúdo. Para realizar o download é preciso apenas responder algumas perguntas, logo ao lado do botão de download, sem a necessidade de cadastros enormes e janelas diferentes.
Sophie Tergeist da Bookboon disse que “Nossa motivação é que acreditamos que os livros didáticos e de educação pode ser gratuitos. Em nossos livros, a cada poucas páginas, existem alguns anúncios. Estes são cuidadosamente escolhidos para atingir a pessoa que baixa o livro. Nossos anunciantes incluem anúncios de recrutamento local ou emprego nos livros (nenhum anúncio antiético).”
Então vamos ver quais as chaves do sucesso aqui:
Não é?
Pingback: Bookboon: Uma Revolução no Mercado de eBooks? | 3º Congresso Internacional do Livro Digital - BLOG - Copyright 2012