Brandeira Brasil

Editoras Brasileiras Lançam eBooks Junto às Versões Impressas


Uma matéria de Roberta Campassi no Publishnews mostra que a tendência das editoras brasileiras que estão apostando forte no digital é o lançamento simultâneo das versões impressas e em eBook do mesmo título.

LeYa e Intrínseca, que anunciaram recentemente a entrada no mercado de e-books, começam a fazer os primeiros lançamentos simultâneos no início de 2012. Já a Companhia das Letras conseguiu vendas expressivas dos e-books de Steve Jobs e de As esganadas ao lançá-los junto com a versão física das obras. Editoras como Zahar e L&PM também vem experimentando a estratégia.
Ainda assim, devo perguntar se alguém até agora já experimentou sair com a versão digital antes da versão impressa. Alguém? Alguma editora grande? Se grandes editoras têm medo de uma jogada assim, editoras menores poderiam tentar. Nos Estados Unidos já surte bons efeitos, mas creio que por aqui, muitos tenham medo da pirataria, que poderia matar o mercado do livro antes que esse saísse na versão física. Não acho que seria assim, mas entendo o receio.
A iniciativa é muito bem recebida por varejistas que comercializam conteúdo digital e está embasada principalmente no raciocínio de que a venda dos e-books é impulsionada pelo buzz gerado pelo lançamento da versão impressa – por exemplo o destaque nas livrarias, as resenhas na imprensa, os eventos de lançamento etc. Como essas vendas ainda são pequenas, não há canibalização do mercado de livros físicos.
“É no lançamento do título que conseguimos a maior visibilidade, então a ideia é aproveitar essa onda e ganhar exposição, tanto no ponto de venda quanto nos e-commerces”, afirma Pascoal Soto, diretor editorial da LeYa. “O lançamento simultâneo é uma tendência mundial e nós vamos começar a fazer em breve.” A editora anunciou em novembro o lançamento dos primeiros 40 e-books e acordo para vendê-los na Livraria Cultura. O plano é iniciar 2012 com 80% do catálogo digitalizado e mais parcerias comerciais.
Aí é uma boa jogada. Ótima ideia aproveitar o buzz do lançamento do impresso para impulsionar as vendas dos livros digitais. Entretanto, isso mostra como o eBook ainda é um produto secundário das editoras. Não há destaque para ele, não há lançamentos exclusivos em formato digital. Isso é uma pena, mas deve mudar um pouco em 2012.
Matinas Suzuki, diretor executivo da editora, afirma que o leitor de e-books quer ser o primeiro a ler e, por isso, a publicação simultânea tende a impulsionar as vendas eletrônicas. “As vendas de e-books são muito fortes das primeiras 72 horas do lançamento”, conta. É essa avidez do leitor que também favorece estratégias de pré-venda dos títulos.
Se o leitor de eBook quer ser o primeiro a ler, então porque não dar esse privilégio? Porque não começar lançando 24 horas antes, e depois apostar em tempos maiores? Assim, enquanto a versão impressa tem seus últimos detalhes decididos na gráfica, ou está nos caminhões da distribuidora, já tem gente comprando a versão digital.
Segundo Ernanny, da Gato Sabido, as pré-vendas de e-books muito aguardados costumam gerar vendas bem mais altas do que a média de transações. “O Jobs e o Jô nos ensinaram que há imensa oportunidade nesse tipo de estratégia”, afirma Suzuki.
Sim!

 

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