Um bom comercial é como uma boa conversa, você tem alguns segundos para criar atenção e interesse. É preciso usar humor, criatividade, surpresa, e claro, um senso de oportunidade para falar de algo na hora certa.
Um exemplo disso é uma propaganda de 40s chamada “Emma”. O anúncio fala de papel, mas recorre a um tablet para fazer isso, e nesta contradição reside o gancho desta peça, que deixa de ser um filme de venda/anúncio para ser um exemplo de história bem contada.
Marido e mulher representam os dois lados opostos, ele ligado em tecnologia e ela apegada a formas antigas de fazer a coisas, a maioria delas envolvendo papel.
Durante 90% do tempo o maridão fica zoando dela, sobre vantagens tecnológicas, das coisas digitais, etc. O roteiro é tão objetivo e simples que quase não usa palavras, só caras e entonações e o nome da esposa, Emma.
Claro que a grande tirada fica para o final, quando Emma dá o “troco”. O fecho é perfeito e passa perfeitamente a mensagem. A boa propaganda respeita a inteligência do espectador. É simples, direta, e em tempos de redes sociais, dá uma tremenda vontade de compartilhar.
http://www.youtube.com/watch?v=VweJslplSbE
Texto e sugestão do leitor Roberto Tostes.
Um plágio das 3 conchas. Veja: http://www.youtube.com/watch?v=50MAb9ErQB4