Logotipo CBL - Câmara Brasileira do Livro

Envie Seu Artigo ou Pesquisa Sobre eBook para o Congresso da CBL


No Brasil o livro digital começa a caminhar. Porém, é importante que, além da comercialização do eBook, pensamos também na pesquisa a respeito de suas várias facetas, a fim de aprimorar o conhecimento geral sobre esse tipo de mídia. Então, pela segunda ver, o Congresso Internacional CBL do Livro Digital terá um espaço para que pesquisadores e entusiastas possam inscrever seus trabalhos científicos. Boa sorte a todos, e comecem a escrever!

O 3º Congresso terá, assim como na edição do ano passado, uma sessão para apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos, com o objetivo de estimular a divulgação de pesquisas e trabalhos  inéditos, sobre temas relacionados ao livro digital. Prepare desde já o seu projeto.

Acompanhe o regulamento:

Regulamento para a participação de trabalhos científicos e acadêmicos no 3º Congresso Internacional do Livro Digital 2011

1    DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1    O CONGRESSO INTERNACIONAL CBL DO LIVRO DIGITAL – “CONGRESSO”, realizado pela CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO – “CBL”, instituiu desde 2010, a realização de CONCURSO para seleção e premiação de trabalhos científicos e acadêmicos relativos ao livro digital.

1.2    Tal CONCURSO tem como objetivo estimular a divulgação de pesquisas e trabalhos empíricos ou conceituais inéditos pertinentes à temática do CONGRESSO.

1.3    Os trabalhos selecionados serão apresentados em sessão durante a 3ª edição do evento, a realizar-se durante os dias 10 e 11 de maio de 2012.

2    DA PREMIAÇÃO

2.1    Serão selecionados para a apresentação durante sessão no CONGRESSO até 6 trabalhos primeiros colocados na classificação geral, não havendo distinção de categorias para serem apresentados em sala específica durante  o CONGRESSO.

2.2    Todos os trabalhos selecionados serão publicados no site do CONGRESSO.

2.3    Cada um dos trabalhos selecionados receberá uma inscrição para participação no CONGRESSO, válida para uma pessoa durante os dois dias do evento.

2.4    Os dois primeiros colocados receberão avaliação em fast track para possível publicação na REGE – Revista de Gestão da USP, bem como PRÊMIO em dinheiro, conforme valores brutos abaixo especificados:

2.4.1    1º Colocado: R$ 1.000,00 (mil reais);
2.4.2    2º Colocado: R$ 500,00 (quinhentos reais)
2.4.3    Os dois primeiros colocados terão espaço para apresentação no congresso principal.

2.5    A Comissão Julgadora poderá não conceder o PRÊMIO, caso entenda não haver, dentre os inscritos, trabalho adequado aos temas propostos.

3    DAS INSCRIÇÕES E ENVIO DOS TRABALHOS

3.1    O recebimento das inscrições será durante o período de 23/02/2012 até o dia 31/03/2012.

3.2    As inscrições serão realizadas exclusivamente no site www.congressodolivrodigital.com.br, devendo o interessado acessá-lo para obter maiores informações quanto ao CONCURSO e envio dos trabalhos.

3.3    No ato da inscrição, o participante deverá informar:

3.3.1    Nome completo
3.3.2    Data de nascimento
3.3.3    Número de documento de identidade
3.3.4    Número de Cadastro de Pessoa Física
3.3.5    Endereço completo e número de telefone
3.3.6    Currículo atualizado do autor
3.3.7    E-mail.

3.4    Além das informações acima descritas, poderão ser solicitado o envio de informações adicionais e documentação comprobatória.

3.5    Apenas serão aceitas as inscrições de trabalhos não publicados em revistas científicas até a data da inscrição, que versarem sobre os temas abaixo mencionados:

3.5.1    “Novos Modelos de Negócios relacionados aos livros digitais”;
3.5.2    “Aspectos de usabilidade de leitores digitais (e-readers)”;
3.5.3    “Bibliotecas Digitais”;
3.5.4    “Aspectos educacionais dos livros digitais”;
3.5.5    “Direitos autorais e Copyright”;
3.5.6    “Marketing do livro digital”;
3.5.7    “Redes sociais e livros digitais”;
3.5.8    “O novo papel do editor”.

3.6    Além dos temas acima especificados, poderão ser aceitos outros, a critério da Comissão Julgadora, desde que mantenham relação com a temática do CONGRESSO, ou seja, versarem sobre o livro em formato digital.

3.7    Os trabalhos inscritos deverão ser encaminhados em arquivo do MS-Word, versão 2003 ou superior.

3.8    Todos os TRABALHOS deverão conter introdução, conclusão, referências bibliográficas e palavras-chave.

3.9    Para fins de padronização dos trabalhos, deverão ser observados os seguintes critérios de formatação:

3.9.1    Papel A4
3.9.2    Margens: superior 3,0 cm, inferior 2,0 cm, direita 2,0 cm, esquerda 3,0 cm.
3.9.3    Fonte Times New Roman, tamanho 12;
3.9.4    Espaçamento simples;
3.9.5    Parágrafo justificado;
3.9.6    Mínimo de 8 e máximo de 16 páginas, incluindo a primeira (apenas título e resumo), tabelas, figuras, referências bibliográficas e notas de final de texto.
3.9.7    Citações e Referências de acordo com os padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
3.9.8    Na primeira pagina devem ser incluídos o nome, instituição e e-mail dos autores, resumo e palavras-chave.
3.9.9    Na segunda página deve constar novamente o título, após o qual deve iniciar-se o corpo principal do trabalho.

3.10    Serão aceitos apenas trabalhos enviados em Língua Portuguesa.

3.11    Não serão aceitos trabalhos incompletos ou que não atendam os critérios acima especificados.

4    DO JULGAMENTO

4.1    A coordenação do julgamento dos trabalhos apresentados será realizada pelo Professor Cesar Alexandre de Souza (Fea/Usp) e por Daniel Pinsky (Comissão do livro digital da CBL).

4.2    Haverá um corpo de avaliadores composto por profissionais com formação acadêmica para auxiliar na análise.

4.3    A Comissão do Livro Digital da CBL poderá indicar nomes para composição da comissão julgadora, que serão analisados e selecionados pelos Coordenadores nomeados no item “4.1”.

4.4    Para a classificação dos inscritos, serão avaliados os seguintes critérios:

4.5    Objetivo, Estrutura, Referencial teórico, Metodologia, Análise e conclusões e Relevância. Cada um destes critérios receberá uma nota de 0 a 5, chegando-se então à Avaliação final.

4.6    É facultado a coordenação do julgamento, selecionar trabalhos para apresentação durante a sessão realizada no CONGRESSO. Os autores dos trabalhos selecionados serão comunicados previamente.

4.7    O resultado com os classificados para apresentar os trabalhos no Congresso será divulgado no dia 30/4/2012.

4.8    Os dois ganhadores só serão anunciados após a apresentação no Congresso.

4.9    Não haverá recurso das decisões da Comissão Julgadora.

5    DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1    Os participantes concordam com a divulgação dos TRABALHOS inscritos pela CBL em todos os seus veículos, tais como no site, informativos e revistas institucionais ou do evento, no todo ou em partes, ou ainda resumos.

5.2    Os participantes eventualmente premiados autorizam, desde já, a publicação de sua imagem pela CBL, na forma a ser definida.

5.3    A CBL não se responsabiliza por qualquer custo decorrente da elaboração e inscrição do trabalho, que correrão única e exclusivamente por conta do participante.

5.4    Todos os participantes declaram sob as penas da lei, que são os autores e detentores de direitos autorais sobre os trabalhos inscritos.
5.5    Serão sumariamente desclassificados todos os participantes que infringirem, por qualquer meio, as normas constantes do presente regulamento e da legislação.

5.6    Ao inscrever-se, o participante aceita e concorda com todos os itens constantes do presente Regulamento.

5.7    A CBL não se responsabiliza por eventuais falhas técnicas ocorridas durante o envio das inscrições.

5.8    Serão sumariamente desclassificados os trabalhos inscritos em desacordo com o presente Regulamento.

5.9    Os casos omissos serão decididos pela Comissão Julgadora.

5.10    Informações complementares poderão ser obtidas diretamente na Câmara Brasileira do Livro, pelo site www.cbl.org.br, pelo e-mail digital@cbl.org.br ou ainda pelo telefone (11) 3069 1300.

 

Publique seu livro (ebook ou impresso) com prazos de entrega ágeis, qualidade técnica superior e condições de pagamento facilitadas.

Saiba mais


Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293