Os eReaders e tablets estão impulsionando as vendas de títulos eróticos (já dissemos isso por aqui). Além disso, uma matéria no Wall Street Journal fala como também mais mulheres estão adquirindo o hábito da leitura desse gênero por causa dos aparelhos eletrônicos.
Elas gostam do gênero conhecido como “romantica”. Tal como acontece com livros de romance, os “romantica” apresentam uma história de amor à moda antiga e referências à cultura pop, como os encontrados em “chick lit”. Além disso, há sexo – muito sexo. No entanto, ao contrário do erotismo tradicional, os “romantica” sempre incluem o que é conhecido como “felizes para sempre.”
Tori Benson, uma mãe de 41 anos, casada em Eustis, Flórida, lê de 10 a 15 livros por semana, cerca de metade deles eróticos. Ela começou a ler livros de romance quando uma menina, e mudou para eróticos alguns anos atrás, quando ela comprou o primeiro Kindle. Ela agora tem dois, um de que sua filha de 10 anos, chama de “leitor da mamãe safada”.
A sra. Benson diz que o formato digital a ajudou a superar seu embaraço. Ela faz reviews de livros de romance para a Smexybooks.com e de eróticos o site Heroes and Heartbreakers. Mesmo assim, ela diz que leria esses livros em papel, se ela estivesse à vista de qualquer um. “Algumas capas são muito explícitas”, diz ela.
Kindles, Nooks e iPads “são o novo livro de papel marrom”, diz Brenda Knight, editor associado da Cleis Press, de Berkeley, na Califórnia, uma editora de literatura erótica desde 1980. Com a discrição dos aparelhos, não há diferenciação de capas, acabamento ou qualquer coisa que faça o livro que está sendo lido parecer com qualquer coisa. É apenas texto.
Normalmente, são editoras pequenas ou médias que comercializam esse gênero de eBooks, e têm observado um grande crescimento nas vendas. Grandes editoras também estão de olho nisso, e após um tempo pesquisando as menores, estão prontos para jogar também.
A big six HarperCollins anunciou que lançará um selo exclusivo para eBooks eróticos, o Mischief (travessura, em Português). O selo será lançado com 13 eBooks originais em 27 de março, com quatro eBooks a serem publicados a cada mês subsequente, composto de novelas, com um preço mínimo de £3,99, e novelas e antologias de contos temáticos, com um preço mínimo de £1,99.
Será que aqui no Brasil há bons exemplos disso também? Alguém já está investindo em eróticos digitais?
Com informações do The Bookseller.