A maior distribuidora de livros digitais para bibliotecas, a OverDrive, anda agindo de forma estranha, e algumas parcerias estão sendo encerradas, deixando no ar a questão de quem seria o próximo distribuidor grande a dar conta da demanda de bibliotecas. A resposta está nessa notícia, em que o Google e a Biblioteca Pública Online de Bloomsbury anunciam parceria. Por enquanto é apenas um começo, pois a Google está patrocinando somente duas prateleiras da biblioteca online, mas pode ser o começo “de uma grande amizade”.
As prateleiras, escolhidas pela Bloomsbury, terão títulos como a série Arden Shakespeare série, com 10 peças que estão no currículo nacional da GCSE, e uma série intitulada Nosso Meio Ambiente, com 10 livros sobre questões ambientais, incluindo The Hot Topic por Gabrielle Walker e Sir David King.
O gerente de Comunicações e Política de Direitos Autorais do Google, Simon Morrison, disse: “Estamos em negociação com a Bloomsbury há um tempo. Estamos patrocinando as duas prateleiras porque partilhamos interesses com a PLO (Public Library Online); é útil para as bibliotecas que possuem financiamentos e problemas de espaço prevenir o estoque de mais livros, é a adição de uma outra maneira de acessar o conteúdo para os usuários. Estamos interessados nela, porque achamos que é um grande projeto, e aumenta o acesso online “.
O acordo de patrocínio atual fará com que essas obras fiquem disponíveis para bibliotecas públicas em todo o Reino Unido, uma medida bem-vinda em tempos em que as bibliotecas estão lutando para pagar eBooks diversas e procurados. O acordo atual é para apenas um ano, mas o Google já declarou estar interessado em considerar a renovação do contrato após uma avaliação cuidadosa do projeto nesse período.
A PLO atualmente torna o conteúdo digital disponível através de um serviço de assinatura de editoras para bibliotecas, incluindo Allen & Unwin, Canongate, Faber, Macmillan Education, Press Mercier, Classics Oneworld e Quercus.
Com informações de The Bookseller e Good E-Reader.