O Huffington Post, site americano de notícias que prepara sua vinda ao Brasil, dá seus primeiros passos em direção aos eBooks, repetindo um movimento que muitas empresas de mídia estão adotando fora do Brasil.
Inicialmente o site de notícias irá lançar dois eBooks, ambos a US$ 4,99, em várias lojas (Amazon Kindle EUA, GRB e ALE, B&N Nook, Kobo). Um dos livros é uma coletânea de histórias sobre a grande recessão americana de 1930, previamente publicadas no Huffington Post, . O outro é inédito, sobre a queda da doutrina “don’t ask, don’t tell” que constrangia os homessexuais das forças armadas norte-americanas.
Interessante notar que a empreitada do Huffington Post na área de eBooks é bastante exploratória: um título é coletânea de textos já publicados, outro é inédito. Além disso, de acordo com a jornalista Laura Owen, o Huffington Post acertou com os autores a divisão da receita dos e-books, sem adiantamento de direitos. Na conclusão da repórter, a estratégia do Huffington Post está no caminho certo:
Huffington Post has the opportunity to be a bit more nimble than the Daily Beast because it’s publishing only digital books and doesn’t have a partnership with a traditional publisher. (Instead, it is working with e-book distributor BookBrewer.) And, as People’s History author told Poynter, “It shows that Huffington Post is doing real reporting. People always say, ‘It’s aggregation and unpaid bloggers,’ but it’s not. It’s more than that.” Huffington also told Poynter that the publishing initiative is “as much about expanding the distribution platform for authors as it is about monetization,” but whether we see many more Huffington Post books may still ultimately depend on how well these first two sell. On the other hand, with no advances at stake and marketing done primarily through the Huffington Post itself, it won’t be hard to pick another topic and try again.
Para ver a matéria original, completa: Huffington Post Starts Publishing E-Books | paidContent.