Demorou três anos, mas o ePub, formato padrão para e-books, ganhou seu logo oficial.
Utilizado por grandes empresas como Google, Apple, Sony, Barnes & Noble e por todas as grandes editoras internacionais, o ePub ainda não tinha um logo que apoiasse os leitores na árdua missão de identificar o formato de um e-book.
O problema foi resolvido após uma competição, lançada em abril, que envolveu 203 inscritos de 18 países diferentes. O logo escolhido foi criado pelo alemão Ralph Burkhardt, estudante de design gráfico em Sttuttgart.
Faltou decidir a escrita do nome. Enquanto o IDPF usa EPUB, all caps, o logo escreve ePUB. E o formato mais disseminado entre os sites e blogs é ePub. Com o logo, talvez o nome também fique padronizado.
O selo oficial do formato ePub, em suas várias encarnações oficiais, pode ser visto no site do IDPF.
Como estratégia de design, esperava algo que desse evidência à sigla ePub, ou pelo menos um símbolo que fosse suficientemente particular para ser identificado com o formato, como no exemplo do Postscript. Por outro lado é simples e funcional.