O IDPF (International Digital Publishing Forum), entidade que organiza a padronização dos livros digitais, lançará em breve uma ferramenta de testes para avaliar o grau de compatibilidade de eReaders, apps e softwares, com o formato EPUB3.
Como paulatinamente as editoras estão descobrindo, é possível criar eBooks ricos e interativos sem tecnologia proprietária, usando o padrão EPUB3 e HTML5… só não é possível usá-los em todos os aparelhos, já que o suporte ao formato EPUB3 varia barbaramente conforme o fabricante/desenvolvedor do eReader.
A expectativa do IDPF com a nova ferramenta é revelar com mais clareza quem não dá suporte completo ao formato, quais recursos já são aceitos por algumas empresas e quais ainda não são. O exemplo dado por Bill McCoy, diretor executivo do IDPF, é o aplicativo iBooks da Apple: embora suporte vários recursos do EPUB3, o iBooks não suporta alguns elementos de Javascript e outros recursos. A ideia da nova ferramenta, portanto, é mostrar o que está faltando em cada eReader para o formato EPUB3 funcionar por completo.