Recentemente, em outubro de 2011, o formato ePub ganhou uma atualização que permite o uso padronizado e facilitado de vídeo, áudio e outras funções dentro do eBook. Chamada de ePub3, a nova versão vem recebendo uma adoção vagarosa pelos fabricantes de ereaders e desenvolvedores de software.
Para tentar acelerar esse processo, o IDPF, órgão que regula o formato ePub, anunciou o lançamento do Readium, um complemento para o navegador Chrome que permite a leitura de ePub3 e também de HTML5. O aplicativo permitirá a editores, autores e outros envolvidos com eBooks testar as funcionalidades do formato ePub3 em qualquer computador pode ser instalado no navegador Chrome em sistemas Windows, Linux ou Mac. Entre outras coisas, o Readium deve melhorar a experiência de leitura, uma vez que desenvolvedores de hardware e software poderão usá-lo livremente e adicionar funcionalidades, sem a necessidade de recriar o aplicativo de leitura por inteiro.
Em nossos testes, o Readium ainda se mostrou um aplicativo cru, bagunçando um arquivo em ePub versão 2.1, mas em geral, a interface é bonita. Até o final do primeiro semestre, o IDPF espera lançar o Readium para outras plataformas, como Android.
“O Projeto Readium irá acelerar significativamente a adoção ao ePub3 e aumentará a consistência da implementação”, disse Bill McCoy, Diretor Executivo da CICOM. “Um formato de publicação digital universal e aberto para a web beneficia toda a indústria e, finalmente, os consumidores, que querem a liberdade de ler na sua escolha de aplicações e dispositivos.”
O Readium pode ser baixado aqui – é necessário ter o navegador Chrome instalado.
Com informações do The Digital Reader e do TeleRead.