Reproduzimos abaixo o texto do site IndesignSecrets, que conta algumas das novidades que o InDesign CS6 traz para a produção de ebooks em ePub. O principal é o suporte a ePub3 e melhoramentos na exportação de tabelas e estilos de parágrafos.
Confira:
Um novo menu dropdown oferece a escolha de formatos de exportação: EPUB 2.01, EPUB 3 e outra com o sedutir nome de “EPUB 3 com Layout”.
Vamos eliminar a opção “EPUB 3.0 com layout”. Tal como acontece com alguns outros novos comandos no InDesign CS6, esta opção é mais uma promessa do que uma característica de trabalho. A escolha resulta em um aviso de que é um formato “experimental”, em desenvolvimento, voltada para “adaptação de layouts em diferentes dispositivos móveis”. Por isso o “layout” no nome não significa um EPUB com layout fixo. Em outras palavras, siga em frente, nada de prático aqui por enquanto.
Já as novas funcionalidades, EPUB 2.01 e EPUB e 3.0, são mais gratificantes.
Primeiro, há a existência da opção de EPUB 3.0 em si. Quando você escolhe essa opção, é capaz de fazer coisas exclusivas de um EPUB 3 – como criar um EPUB com texto em japonês vertical, com animações HTML e Adobe Edge (que utilizam HTML5 e CSS3), incluindo links para um ou mais arquivos JavaScript externos. A exportação de um documento para EPUB 3.0 resulta em um eBook EPUB 3.0 válido, inclusive o TOC.xhtml novo e o antigo TOC.ncx de reserva, para os motores de leitura EPUB 2.x que ainda não suportem EPUB 3. Agora só faltam os leitores de EPUB que aceitem EPUB 3.
A Adobe adicionou novas funcionalidades e melhorou o mark-up para projetos EPUB em geral. Agora você tem muito mais flexibilidade quando dividir o layout em múltiplos arquivos XHTML no EPUB, porque você pode marcar um ou mais estilos de parágrafo para Split Document sempre que você exportá-lo para EPUB. Tabelas retém os seus estilos de células (que são convertidos em CSS), juntamente com a informação de largura da coluna e altura mínima. Quadros de texto ancorados e inline agora mantêm certas configurações, como cor de preenchimento, estilo de borda e largura, padding (inserções de texto) e margens de quebra automática de texto. Você pode vincular a vários arquivos CSS personalizados, em vez de apenas um.
Para ver todas as novidades do InDesign CS6, veja o texto original completo no InDesign Secrets.