A Adobe já iniciou o período de pre-release para alguns programas da sexta versão da Creative Suite e o InDesign está neste primeiro pacote. Protagonista do novo cenário de publicação digital, o finalizador e editor de layout preferido por grande parte dos designers gráficos, diagramadores e profissionais da área continua avançando em direção aos padrões da web – HMTL e CSS.
Quando se inicia o InDesign CS6 vemos uma tela de boas vindas com o nome Athos – trata-se do nome de guerra desta versão. A seguir, vejam a lista dos nomes utilizados desde o lançamento do InDesign:
Conheça mais da história do InDesign neste artigo – InDesign: 10 anos de excelência.
Como não poderia ser diferente, os recursos para otimização das publicações digitais são o ponto forte desta versão. Logo de inicio nota-se algo de novo, através do painel New Document, que agora inclui a opção Digital publishing – com os formatos para iPad, iPhone, Fire/Nook e Xoom.
Com esta diversidade de formatos dos dispositivos – 1024x768px (iPad); 1280x800px (Xoom); 1024x600px (Kindle Fire) iremos precisar – e muito – de recursos e ferramentas que agilizem a produção dos layouts. Um destes novos recursos que merece destaque chama-se Liquid Layout. Através dessa paleta é possível “travar” o posicionamento e ajuste – na largura e/ou altura dos objetos, e assim obter um melhor resultado nas mudanças de formato e orientação das páginas.
Acima página da revista Stroke (1) – publicada na Apple app store pela dualpixel – que mostra o resultado do layout horizontal obtido diretamente da mudança de orientação, sem nenhum ajuste manual. Acreditem! clique nas imagens acima para ampliar.
O funcionamento do Liquid Layout lembra os recursos de layout de tela do Flash Catalyst. Com o uso de alças localizadas em torno do objeto é possível controlar sua posição e proporção durante as mudanças de formato e orientação das páginas. Outra paleta que também participa deste intrincado sistema de layout é a nossa velha conhecida Text Frame Options (Ctrl/Cmd – B), que surge com uma nova aba – Auto-size.
A Adobe já integra no InDesign 6 a especificação, recentemente lançada pelo IDPF, sobre o ePub 3. O painel de exportação para ePub mostra alguns novos campos, como por exemplo na aba General, opção Version na qual podemos acompanhar os planos da Adobe para o formato ePub.
Sem dúvida o formato ePub tem um futuro promissor e durante os próximos meses traremos mais artigos detalhando suas novas funcionalidades. Por enquanto, conheça os detalhes da nova especificação do formato neste artigo especial – ePub 3. Um novo horizonte.
A paleta Buttons foi turbinada com novas opções e gora chama-se Buttons and Forms, devido a lista de campos de formulários inclusos nesta versão. Outra mudança que chama a atenção é o termo HTML5, que se juntou ao SWF no controle de animações e slideshows (Multi State Objects). Isso reforça o compromisso da Adobe em tornar compatível com HTML5 o que antes eram funções exclusivas do formato Flash. Boa notícia!
Muitos leitores devem estar pensando… mas nem tive tempo de conhecer os novos recursos e ferramentas do InDesign CS5/CS5.5! Calma, este artigo é apenas um aperitivo, conforme o andamento do pre-release e testes realizados, trarei novas informações. Uma dica para ficar atualizado com os novos recursos do InDesign CS5/CS5.5 é assistir nossos webinars – são 10 cursos diferentes sobre o InDesign.
A cada versão o InDesign absorve recursos de outros aplicativos da Adobe. Com o Illustrator o InDesign compartilha ferramentas básicas de desenho e pintura, com total integração entre os objetos criados em ambos os programas. O mesmo nível de integração temos com Acrobat/PDF, pois o InDesign compartilha dos mecanismos do Acrobat Distiller na geração de PDFs; O Photoshop veio logo na sequência pela inclusão da paleta de efeitos com suporte aos estilos de camada e modos de mistura; a partir do CS4 o InDesign entrou de vez no cenário das publicações digitais, com um pacote de recursos que deu o que falar – animação, botões, hyperlinks, exportação para flash e SWF, entre outros; e mais recentemente, com as melhorias para produção de ePubs e publicações para tablets pelo formato Folio. E a versão 6 já demonstra que a participação de recursos oriundos de outros softwares tende a aumentar, devido a maior integração com HTML5 (Dreamweaver) e controle dos objetos na página (Flash Catalyst). InDesign CS6, o software All-In-One da Adobe.
Leia outros artigos e tutoriais da dualpixel sobre InDesign.