Adobe InDesign

InDesign CS6. Versão all-in-one

Felipe Santos Notícias Deixe um comentário

A Adobe já iniciou o período de pre-release para alguns programas da sexta versão da Creative Suite e o InDesign está neste primeiro pacote. Protagonista do novo cenário de publicação digital, o finalizador e editor de layout preferido por grande parte dos designers gráficos, diagramadores e profissionais da área continua avançando em direção aos padrões da web – HMTL e CSS.

Nomes de guerra

indd6_athos

Quando se inicia o InDesign CS6 vemos uma tela de boas vindas com o nome Athos – trata-se do nome de guerra desta versão. A seguir, vejam a lista dos nomes utilizados desde o lançamento do InDesign:

  • Versão 1.0 –  K2
  • Versão 1.5 – Sherpa
  • Versão 2.0 – Annapurna
  • CS (versão 3.0) – Dragontail
  • CS2 (versão 4.0) – Firedrake
  • CS3 (versão 5.0) – Cobalt
  • CS4 (versão 6.0) – Basil
  • CS6 (versão 8.0) – Athos

Conheça mais da história do InDesign neste artigo – InDesign: 10 anos de excelência.

Digital Publishing

Como não poderia ser diferente, os recursos para otimização das publicações digitais são o ponto forte desta versão. Logo de inicio nota-se algo de novo, através do painel New Document, que agora inclui a opção Digital publishing – com os formatos para iPad, iPhone, Fire/Nook e Xoom.

indd6_doc1

Com esta diversidade de formatos dos dispositivos – 1024x768px (iPad); 1280x800px (Xoom); 1024x600px (Kindle Fire) iremos precisar – e muito – de recursos e ferramentas que agilizem a produção dos layouts. Um destes novos recursos que merece destaque chama-se Liquid Layout. Através dessa paleta é possível “travar” o posicionamento e ajuste – na largura e/ou altura dos objetos, e assim obter um melhor resultado nas mudanças de formato e orientação das páginas.

indd6_layout1     indd6_layout2

indd6_textframe

indd6_liquid

Acima página da revista Stroke (1) – publicada na Apple app store pela dualpixel – que mostra o resultado do layout horizontal obtido diretamente da mudança de orientação, sem nenhum ajuste manual. Acreditem! clique nas imagens acima para ampliar.

O funcionamento do Liquid Layout lembra os recursos de layout de tela do Flash Catalyst. Com o uso de alças localizadas em torno do objeto é possível controlar sua posição e proporção durante as mudanças de formato e orientação das páginas. Outra paleta que também participa deste intrincado sistema de layout é a nossa velha conhecida Text Frame Options (Ctrl/Cmd – B), que surge com uma nova aba – Auto-size.

indd6_layout3

ePub 3

A Adobe já integra no InDesign 6 a especificação, recentemente lançada pelo IDPF, sobre o ePub 3. O painel de exportação para ePub mostra alguns novos campos, como por exemplo na aba General, opção Version na qual podemos acompanhar os planos da Adobe para o formato ePub.

indd6_epub2

indd6_epub1

  • ePub 3 – exibe uma alerta sobre a compatibilidade do formato com leitores que suportam apenas a versão 2.0 do EPUB.
  • ePub 3 with Layout – trata-se de uma extensão ao formato ePub, que possibilita um maior controle sobre os layouts. Semelhante ao layout fixo da Apple. Ainda em fase de desenvolvimento.

Sem dúvida o formato ePub tem um futuro promissor e durante os próximos meses traremos mais artigos detalhando suas novas funcionalidades. Por enquanto, conheça os detalhes da nova especificação do formato neste artigo especial – ePub 3. Um novo horizonte.

Buttons e Forms

indd6_butom_form1   indd6_butom_form2

A paleta Buttons foi turbinada com novas opções e gora chama-se Buttons and Forms, devido a lista de campos de formulários inclusos nesta versão. Outra mudança que chama a atenção é o termo HTML5, que se juntou ao SWF no controle de animações e slideshows (Multi State Objects). Isso reforça o compromisso da Adobe em tornar compatível com HTML5 o que antes eram funções exclusivas do formato Flash. Boa notícia!

É só o começo

Muitos leitores devem estar pensando… mas nem tive tempo de conhecer os novos recursos e ferramentas do InDesign CS5/CS5.5! Calma, este artigo é apenas um aperitivo, conforme o andamento do pre-release e testes realizados, trarei novas informações. Uma dica para ficar atualizado com os novos recursos do InDesign CS5/CS5.5 é assistir nossos webinars – são 10 cursos diferentes sobre o InDesign.

A cada versão o InDesign absorve recursos de outros aplicativos da Adobe. Com o Illustrator o InDesign compartilha ferramentas básicas de desenho e pintura, com total integração entre os objetos criados em ambos os programas. O mesmo nível de integração temos com Acrobat/PDF, pois o InDesign compartilha dos mecanismos do Acrobat Distiller na geração de PDFs; O Photoshop veio logo na sequência pela inclusão da paleta de efeitos com suporte aos estilos de camada e modos de mistura; a partir do CS4 o InDesign entrou de vez no cenário das publicações digitais, com um pacote de recursos que deu o que falar – animação, botões, hyperlinks, exportação para flash e SWF, entre outros; e mais recentemente, com as melhorias para produção de ePubs e publicações para tablets pelo formato Folio. E a versão 6 já demonstra que a participação de recursos oriundos de outros softwares tende a aumentar, devido a maior integração com HTML5 (Dreamweaver) e controle dos objetos na página (Flash Catalyst). InDesign CS6, o software All-In-One da Adobe.

Leia outros artigos e tutoriais da dualpixel sobre InDesign.

(1) A Stroke é uma revista experimental feita com Adobe digital Publishing. Foi produzida para o Trabalho de conclusão de curso de Filipe Soares, pela AESO Barros Melo, sob orientação de Fábio Caparica de Luna.

Para publicar seu livro em ebook ou impresso, nas principais livrarias online, conheça o serviço de publicação da Simplíssimo. Nossos números são difíceis de bater: desde 2010, a Simplíssimo comercializou mais de 1 milhão de exemplares e publicou mais de 1.000 ebooks e livros impressos. Veja como funciona a publicação para seu livro, aqui.

 

SimplíssimoInDesign CS6. Versão all-in-one

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *