Indesign e ePub. Listas no e-book.

04/11/2010
 / 

Publicamos mais um post de Felipe Santos que nos dá algumas dicas de como produzir um ePub a partir do Indesign. Coisa para profissionais!

Felipe Santos é Designer e Produtor Gráfico com mais de 20 anos de experiência nas áreas de pré-impressão, editoração e tratamento de imagens. É Adobe Certified Expert em Photoshop CS4 e InDesign CS4. Ministra cursos sobre aplicativos Adobe no Rio de Janeiro e escreve artigos sobre os recursos do InDesign e Photoshop no site www.infoprepress.ppg.br

Um dos parâmetros encontrados no painel de exportação para EPUB, do InDesign, refere-se a configuração das Listas – numéricas ou com marcadores (bullets).

O InDesign oferece algumas opções de conversão para esse item e conforme o tipo de trabalho e formatação do eBook uma delas poderá se adequar ao seu trabalho .

Acima está a pagina que usei como referência. Tenho comentado com frequencia nos cursos que ministro sobre eBooks, que devemos desassociar o “layout impresso” do “layout para eBook” e cada vez mais pensar no eBook como um “produto” independente.

Claro que é importante – e muito bem vindo – criar uma mesma identidade entre a versão impressa e digital de um livro. É nessa hora que o designer mostra seu valor, através da utilização de elementos comuns nas duas mídias: vinhetas; traços; boxes; imagens, entre outros.

Parâmetros como tipo de fontes, alinhamento, tamanho dos corpos e disposição dos elementos não asseguram essa “identidade”. Mesmo as cores – um forte elemento de design – tem sua atuação limitada devido a maioria dos eReaders possuírem tela em tons de cinza.

A seguir comento o resultado do uso de listas em eBooks, com as opções disponíveis pelo InDesign e posterior edição do CSS.

Atento que cada tipo de lista possui seu próprio estilo de parágrafo no InDesign, bem como um estilo de caracter para formatar o Bullet ou Número. Em todas as exportações trabalhei com a opção de Include Embeddable Fonts habilidata.

Observação: Estilos de caractere aplicados de forma “aninhada”, ou seja, via outro comando, como: Nested Styles; Capitulares; Listas, entre outros não são reconhecidos pela exportação do ID para EPUB.

1 – Conversão da lista em texto pelo InDesign

Esta opção é indicada para quem deseja manter certa “fidelidade” entre InDesign e eBook, mas perdendo em flexibilidade de edição no InDesign.

Quando a opção Convert Bullets and Numbering to Text é escolhida no menu Type > Bulleted and Numered List é mantida toda a formatação para o EPUB – devido a aplicação dos estilos de caractere e parágrafo. Contudo o recuo das listas com mais de uma linha é perdido, pois não são tratadas mais como listas.

Convertendo a lista para texto todas as opções de exportação do InDesign geram o mesmo resultado.

No xhtml a formatação é aplicada de forma individual, veja:

<p class=”lista”><span class=”bullet”>»</span> conseguir a atenção</p>

<p class=”lista” ><span class=”bullet”>»</span> estabelecer rapport</p>

Trabalhei com dois estilos do InDesign: parágrafo “lista” e caracter “bullet”

2 – Conversão da lista em texto na exportação

Escolhendo esta opção os estilos dos marcadores (caracteres) são desconsiderados na exportação. Sendo preservado apenas os estilos de parágrafo. O recuo das listas numéricas aparece um pouco irregular, contudo o tipo de marcador (Glyphs – caractere especial) utilizado n

a lista é mantido no eBook.

No xhtml o texto e o marcador são tratados como um único conjunto, ambos na mesma class do estilo de parágrafo, mantendo a tipografia definida. Desta forma a aparência do texto se mantém uniforme com os demais textos do documento

<p class=”lista”>» conclusão e teste futuro</p>

<p class=”lista-numero”>1. é bom saber que esta é uma maneira didática e sistemática de explicar como uma venda ocorre, mas tem exceções.</p>

3 – Bullets: Map to Unordered List | Numbers: Map to Ordered List

Ao escolher esta opção o InDesign converte literalmente a lista do InDesign para uma lista em xhtml, incluindo as tags correspondentes para cada tipo de lista: <ul> – lista não ordenada; <ol> – lista ordenada.

Veja o resultado do xhtml desta exportação. São utilizados valores padrões para o recuo, tipo de marcador e espaçamento entre parágrafos.

<ul>

<li class=”lista”>conseguir a atenção</li>

<li class=”lista”>estabelecer rapport</li>

</ul>

<ol>

<li class=”lista-numero”>é bom saber que esta é uma maneira didática e sistemática de explicar como uma venda ocorre, mas tem exceções.</li>

<li class=”lista-numero”>um exemplo é quando chega um cliente e pede um produto específico , não pergunta preço e ainda diz que vai levar três unidades. tudo que você deve fazer neste caso é anotar o pedido, tentar vender algo diferente só no caso de não estar mais trabalhando com o produto solicitado.</li>

<ol>

Notem, na imagem acima, que a tipografia da lista mudou em relação aos demais textos da página. Conforme comentei no inicio do texto, usei o recurso de fonte embutida no eBook, neste caso a fonte não serifada Myriad Pro.

Apesar de marcar na tag do xhtml – <li>, o estilo de parágrafo aplicado no InDesign – lista e lista-numero, não vemos a formatação aplicada.

A resposta está no CSS. O InDesign cria class específicas para estilos de parágrafo, caractere e objeto, também.

A declaração abaixo aplica o estilo lista apenas em textos dentro das tags <p> e não dentro de tags <li>

p.lista {

font-family: “Myriad Pro”;

font-weight: normal;

font-style: normal;

font-size: 1.17em;

line-height: 1.20em;

text-decoration: none;

font-variant: normal;

text-indent: -0.61em;

text-align: left;

color: #000000;

margin: 0em 0em 0.40em 0.61em;

No tópico 5 mostro alguns exemplos de formatação de listas com CSS

4 – Bullets: Map to Unordered List | Numbers: Map to Static Ordered List

Na pratica a escolha de Map to Static Ordered List, na opção Numbers gera os mesmos resultados visuais que o item anterior analisado. Considere as mesmas observações.

5 – Edição via CSS

Para aqueles que já se aventuram na formatação CSS, acredito que a opção de exportação Bullets: Map to Unordered List | Numbers: Map to Ordered List seja a mais indicada, visto que já aplica as tags necessárias para formatação da lista via CSS.

A seguir compartilho o CSS da formatação acima. Via código as opções são variadas, como controle de posicionamento, espaços, linhas, fundos, entre outros

ul {

width:40%;

margin:20px;

list-style-position: outside;

list-style-image: none;

list-style-type: disc;

}

ul li {

border-top-width: thin;

border-bottom-width: thin;

border-bottom-style: solid;

border-bottom-color: #000;

padding-top: 0.2em;

padding-bottom: 0.2em;

}

ol {

width:40%;

margin:1em;

list-style-position: outside;

list-style-image: none;

list-style-type: decimal;

}

ol li {

color:#000;

padding-top: 0.2em;

padding-bottom: 0.2em;

background-color: #CCC;

padding: 0.3em;

border-bottom-width: 5px;

border-bottom-style: solid;

border-bottom-color: #FFF;

}

Abaixo o preview do eBook no ADE e no iPad, com as alterações no CSS.

 

Publique seu livro (ebook ou impresso) com prazos de entrega ágeis, qualidade técnica superior e condições de pagamento facilitadas.

Saiba mais


  1. Boa tarde, Srs.
    Gostaria de saber como colocar um DRM em um Epub?

    Muito obrigada
    Márcia

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293