Na última terça-feira, a editora líder italiana Mondadori anunciou que adquiriu a Anobii, uma rede social para amantes de livros. Esta comunidade online foi lançada inicialmente em janeiro de 2006, na era pré-Kindle , e supostamente tem milhões de membros em todo o mundo, incluindo cerca de 300.000 membros na Itália.
Cerca de 4 anos depois de ser lançada, Anobii foi comprada por um consórcio, constituído pela HMV Retail (varejista do Reino Unido) e um trio de editoras (Penguin, Random House e HarperCollins). Em junho de 2012, ela mudou novamente de dono, quando a Sainsbury, também varejista do Reino Unido, comprou 64% de “participação” nos negócios da rede social, garantindo arcar com determinadas e possíveis dívidas.
7 meses depois, a Sainsbury revelou suas reais intenções ao dividir a Anobii, segregando a comunidade existente de sua eBookstore. A loja ainda estava em desenvolvimento (Anobii Beta), e ele tinha a intenção de ambas serem fontes de financiamento.
O site da aNobii Beta agora é conhecido como eBooks by Sainsbury, e tanto o portal como os aplicativos de leitura relacionados foram desenvolvidos pela equipe Anobii. Parece que a Sainsbury havia atingido seus objetivos com a posse da Anobii, pois a venderam a menos de 2 anos após sua compra.
Mondadori, portanto, é a mais recente editora a adquirir e lançar uma comunidade para os apreciadores de livros; muitas editoras dos EUA, como Baen Books e Macmillan possuem uma ou mais.
Fonte: The Digital Reader