A Bowker é líder em fornacimento de dados para o mercado editorial, e Kelly Gallagher veio com a missāo de fazer a plateia sair empolgada em operar mudanças na segunda feira.
De acordo com ele, o público tem cara, tem perfis diferentes, quer coisas diferentes. Conhecer mais detahadamente seu público é essencial. Para quem nāo possui grande orçamento de marketing, deve ler mais sobre micromarketing, atingindo o cliente onde interessa, de forma mais pessoal.
Nos Stadis Unidos, a distribuiçāo da compra de livros por geraçāo é bem equilibrada, mas em matéria de gênero as mulheres cinsomem mais livros digitais. A compra de livros está caa vez mais online, mas a geraçāo Z ainda gsta de ir muito às livrarias. Os jovens ainda querem ter contato com livros impressos.
A ficçāo é o gênero mais adquirido, e os eBooks sāo 14% do mercado geral nos Estados Unidos. No Brasil, 52% dos compradores de eBooks é público feminino, e 16% do público geral que ainda nāo leram um livro digital dizem que nāo devem fazer isso no futuro. A maior parte (73%) dos brasileiros lê no PC, mostrando que ainda é um mercado inicial. Com o tempo, as pessoas mudam para outras plataformas.
Aqui a Amazon possui 9% do mercado brasileiro sem nem estar aqui oficialmente.
Acompanhei pelo twitter este congresso, parabéns pelo trabalho, bem interessante, torcendo para que a Amazon e a Kobo venham trazer a popularização dos e-books para o Brasil.