A Amazon baixou os preços do Kindle – pelo menos, aqueles que são remanufaturados (refurbished). Isso já aconteceu antes e tem um significado nas entrelinhas. Segundo o Teleread,
The wi-fi-only ad-free version now sells at $99.99, and the 3G ad-free version at $129.99. That’s a price drop of $30 and $50, respectively. The wi-fi ad-supported Kindle is still $114 new, which means that refurb is starting to look a lot more attractive.
Chris Meadows, que escreve a nota do Teleread, comenta que ano passado, dois meses antes da Amazon lançar a versão 3 do Kindle, as versões refurb tiveram a mesma queda nos preços. Isso pode indicar que o próximo Kindle, previsto para novembro em encarnação Tablet (para concorrer com o iPad)… deve vir uma nova versão de tela e-ink junto. O que vai agradar bastante gente.
Certo é que os preços dos e-readers com tela e-ink, pelo menos no exterior, vão continuar caindo. Ler e-books vai ficando mais barato à medida que o volume de aparelhos produzidos aumenta, e a tecnologia se torna mais comum/popular. A Amazon já comercializa o Kindle em versão Wi-Fi, com propagandas embutidas, por US$ 114,00. O Kobo Touch também está ficando mais popular. Quando a versão Tablet da Amazon for lançada, em novembro de 2011, podemos esperar que os preços do Kindle e-ink zero quilômetro também caiam.
Uma pena que, no Brasil, continuamos pagando impostos exorbitantes para ler livros digitais. E pelo visto não será tão cedo que teremos tablets made in Brazil. O jeito é continuar comprando o Kindle pelo dobro do preço, com impostos, ou encontrar amigos que tragam ele de muamba dos EUA. Para quem é fã da Amazon e do Kindle, também serve ficar na torcida para a Amazon abrir uma loja brasileira. Não irá demorar muito. Semana que vem a Espanha vai ganhar a sua…
Espero que chegue, e que chegue logo! Depois que e conheci o Nook touch, achei ele muito melhor que o Kindle. Ainda assim, não tem como negar a importância do eReader da Amazon, que popularizou o eBook nos EUA e, consequentemente, no mundo.