Três empresas importantes no mercado editorial digital apresentaram alguns dias atrás um modelo de negócio para livrarias independentes no Reino Unido. O programa espera ajudar as pequenas livrarias independentes a manterem-se na era digital, além de fazer livros procurados disponíveis para seus clientes.
A Kobo entraria com um dispositivo de leitura neutro, a Hive colocaria à disposição sua rede de leitura social e a Anobii seu sistema de procura e navegação de eBooks. Com a venda dos eBooks com o serviço do trio, seja em lojas físicas ou pela internet, a livraria independente leva o email do cliente, uma informação preciosa. Se quiserem vender aparelhos da Kobo, as livrarias também ficam com uma porcentagem do ganho.
Ron Johns, proprietário livreiro e editor da Falmouth disse que as livrarias independentes estão “desesperadas” para ter a capacidade de vender eBooks. “Francamente, parecemos idiotas quando somos uma livraria e não podemos oferecer aos clientes um formato de livro, por ser digital”.
O vice presidente da Kobo, Michael Tamblyn, afirmou em sua apresentação: “Quando estamos lutando contra um concorrente que quer você morto, você tem que dar tudo que você tem. Viemos com um modelo que funciona, um modo de varejistas de lojas físicas ganharem.”
A Kobo é uma das únicas grandes empresas no mercado que pode ser considerada “neutra”, uma vez que não está atrelada a negócio próprio como a Barnes & Noble e a Amazon. Por isso, tem a possibilidade de buscar negócios bem distintos e oferecer soluções para quem não tem plataforma, além de conseguir manter sua própria lojinha de livros digitais.
Agora, se isso vai realmente funcionar com as livrarias independentes, isso é outra história.
Com informações do Good E-Reader e The Bookseller.