Já está demorando muito. Enquanto a Amazon sai abrindo lojas pelo mundo e a Barnes & Noble começa a esticar seus tentáculos no Reino Unido a Kobo, que prometeu grandes realizações para 2012 após ser comprada pela Rakuten, ficou na dela.
Mas parece que agora os planos vão andar. Em uma entrevista ao site The Bookseller o CEO da empresa Mike Serbinis afirmou que ainda esse ano a Kobo lançará sua plataforma de auto publicação, a exemplo da Amazon (com o Kindle Direct Publishing) e da Barnes & Noble (com o PubIt!), que já possuem e levam bem suas próprias plataformas. A compra pela Rakuten também deve permitir à Kobo baixar drasticamente os preços dos eBooks vendidos em seu site – ela possui preços que chegam a ser mais caros do que os que encontramos no Brasil.
A Kobo chegou ao Reino Unido no ano passado com a WH Smith como sua principal parceira de varejo, e desde então conseguiu um “market share de dois dígitos”, de acordo com Serbinis. “Tem sido uma escalada desde então. Acho que estamos tomando alguns pedaços da Amazon, mas também vimos alguns dos jogadores locais desistirem, enquanto a Waterstones não tem uma solução de leitura até agora.” completa.
E a notícia que mais nos interessa. Serbinis também afirmou que em 2012 a Kobo deve aportar em “dezenas de novos países” com os parceiros locais, incluindo o Japão, outras partes da Europa, Ásia e América Latina. Daí, por causa da presença já estabelecida da Rakuten por aqui, podemos esperar que o Brasil esteja nessa lista. “Nós já fizemos isso algumas vezes, então agora nós temos a receita certa.” brincou o CEO. Na França, onde Kobo tem parceria com a Fnac, Serbinis disse que a empresa está batendo Amazon em dois para um tanto na venda de dispositivos como de eBooks.