Após o polêmico anúncio da empréstimo de eBooks aos assinantes do serviço Prime da Amazon, a Kobo anuncia sua resposta à altura. Todos os que comprarem um Kobo Touch – concorrente equivalente do Kindle Touch e do nook simple touch – ganhará um eBook por mês.
Com o nome de “Kobo 2012 Book Club” o serviço será ativado para americanos e canadenses que comprarem o eReader e o registrar entre 24 de november de 2011 e 31 de março de 2012. Em janeiro, o usuário poderá escolher entre três títulos: Pride and Prejudice: The Wild and Wanton Edition (Adams Media/F+W), HBR’s 10 Must Reads: On Managing People (Harvard Business Review Press) e Star Wars Vs. Star Trek (Adams/F+W).
O site mocoNews apresenta três diferenças entre o serviço da Kobo e o da Amazon, apesar de não acreditar que ele seja um game changer na história. Segundo ele, a lista de eBooks da Kobo é muito menor, e o serviço estará disponível apenas para novos compradores do aparelho. Entretanto, a Kobo dá os livros, enquanto a Amazon apenas empresta.
A idéia de permitir apenas um certo número de livros disponíveis em uma base mensal pode estimular a formação dos ‘”clubes do livro” que existem no mundo físico, mas que ainda não engrenaram com os eBooks.
Uma alternativa sugerida pelo site Good E-Reader é Kobo Pulse, um novo recurso encontrado no tablet Kobo Vox e no aplicativo para iPad, e dá a possibilidade de falar com pessoas em tempo real que estão lendo o mesmo livro como você. O número restrito de livros pode permitir que as pessoas sejam mais sociais sobre o assunto e usem o serviço como um clube de leitura virtual.
Com informações do Ler ebooks, Good E-Reader e mocoNews.