Vocês lembram daqueles livros para adolescentes onde você tinha que decidir o rumo da história? Agora com o livro digital criar uma história assim, interativa é bem mais simples!
Os jornalistas Mateus Parreiras e Paola Carvalho decidiram lançar Caçada nos Mares Proibidos – Aventuras na Rota da Índia, um ebook de aventuras históricas interativas, utilizando o serviço para autores da Simplíssimo Livros. Voltado para o público juvenil, o livro inovador chega às livrarias virtuais com a proposta de divertir e educar. É o primeiro da série Spadah (Sistema Paradidático de Aventura de Decisão em Ambiente Histórico).
O ebook conta a história do grumete português Eusébio, que embarca por mares desconhecidos numa missão secreta que pode garantir o comércio entre Portugal e Índia. Mas como é o leitor quem define a história, o personagem principal pode leva-lo à África, ao Egito, a selvas e a mares que poucos se atreveram explorar. No caminho de tesouros e perigos surpreendentes, o leitor encontrará personagens épicos, como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral.
Os autores, jornalistas mineiros, produziram o livro no tempo livre de suas atividades profissionais, nas redações de jornais de Belo Horizonte (Estado de Minas e Hoje em Dia) e de São Paulo (Grupo Folha e Metro). Mateus Parreiras, 33, é repórter do jornal Estado de Minas, e Paola Carvalho, 31, repórter da revista Veja BH.
Por fugir aos padrões editoriais do mercado brasileiro, o ebook Caçada nos Mares Proibidos – Aventuras na Rota da Índia foi desenvolvido de forma independente. Chegou-se a um modelo técnico que quebrou o padrão e permitiu ao leitor de ereaders, tablets, smartphones e PCs, construir uma história por meio de hiperlinks. A Simplíssimo fez o acabamento visual e técnico do livro, oferecendo aos autores a oportunidade de vender o livro nas lojas daApple, no Google Play, e em breve na Kobo e Saraiva.
Os primeiros capítulos, o booktrailer, o vídeo dos autores e outras informações podem ser acessados no site www.spadah.com.br.
No modelo criado pelos autores, ao final de cada capítulo o leitor tem duas opções para continuar a leitura. É ele quem decide o próximo capítulo. A interatividade permite voltar na história para escolher outro caminho e, se não chegar ao final esperado, pode optar por outro. Não é um livro que precisa ser lido por completo, de uma única vez, pois são 23 finais diferentes no primeiro volume da série. Outro diferencial é que o sistema coloca os leitores dentro de diferentes momentos históricos e estes, ao decidirem que rumo seguir, também se tornam personagens da trama. O Spadah ainda tem vocação educativa, uma vez que compreende conteúdo indicado pelo Ministério da Educação (MEC).
Enfim é um livro bem feito, em todos os sentidos!
Fica a dica de uma boa leitura, mas também o exemplo de como o digital pode oferece novas oportunidades de expor conteúdos educativos de forma atraente.