Por mais que eu seja a favor do livro digital, não dá pra esconder algo como a pirataria. Embora ela também aflija o mercado dos impressos, ela perece ser um monstro muito maior no mundo dos eBooks.
E justamente por causa disso é bom sempre darmos uma olhada no que os jornalistas e pesquisadores do mercado falam a respeito desse problema. O site eBookNewser publicou recentemente uma lista dos livros mais pirateados nas duas últimas semanas de agosto. Confira:
Nota-se rapidamente que os cinco títulos são de guias, os conhecidos How-To Guides. Não temos Harry Potter, Crepúsculo, Stephen King ou nenhum outro best-seller, apenas guias de tutoriais.
Lógico que para editoras que trabalham com esse tipo de título é um problema bem preocupante, mas as grandes (e até médias) editoras brasileiras não possuem esse tipo de título em sua lista de frente. Ficções, romances e narrativas, os gêneros que mais vendem no formato digital, não são os mais pirateados.
Na verdade, não sabemos sequer se esses títulos não foram escaneados do original e distribuídos pela internet. Porque se forem, então não temos nada a ver com o mercado dos eBooks.
Uma outra observação: pode procurar, seja na Amazon, na Saraiva ou qualquer outra livraria online. Os How-To Guides estão entre os eBooks mais caros disponíveis. É difícil encontrar, mesmo na Amazon, algum título desse gênero que se encaixe na política dos US$9,99. Está certo que esses livros demandam muita pesquisa e muito trabalho, mas essa lista apresentada acima só mostra o retorno do leitor/consumidor quanto a este fato. Se estiver caro demais para o que ele pensa, pirateia.