Admita, por essa você não esperava. Holanda? Loja de eBooks holandesa? Como assim? Quem é a Holanda no mapa do livro digital?
Pois é, sendo ou não sendo alguém, a loja virtual holandesa Bol.com – que também vende eletrônicos, ao estilo Amazon – anunciou essa semana que já vendeu um milhão de eBooks. Foi um bom ano também para eles.
Apesar desse número parecer impressionante para nós – onde o eBook mais bem vendido rendeu 5 mil cópias –, não é grandes coisas para o mercado americano, onde existem autores que sozinhos – até mesmo sem editora – chegaram a números muito maiores. Mas, ainda assim, mostra que não é só na terra do Tio Sam que as coisas estão andando no mercado editorial digital.
Segundo o site eBookNewser, a Bol.com vende eBooks há dois anos, e quando começaram mal havia um mercado de livros digitais nos Países Baixos. Não há informações de quais os livros mais vendidos, dispositivos mais utilizados ou ainda qual é a preferência desse mercado em matéria de eBooks. Mas seria interessante saber.
No final de novembro, o governo holandês anunciou que o país não teria preços fixos para seus eBooks, evitando que o mercado fosse prejudicado. No país, os eBooks representam menos de 1% nas vendas de editoras.
Para comemorar o feito, a loja está oferecendo gratuitamente o título Het huis waar jij van hield por Tatiana de Rosnay. Boa leitura!