Isso é o que dá a mistura entre um autor que escreve e dá consultoria sobre arquitetura de informação e a vontade de atuar no mercado editorial. Começando com apenas um livro, Information Architecture for the World Wide Web, Louis Rosenfeld começou a fazer sucesso e iniciou uma pequena editora, a Rosenfeld Media.
Em entrevista para o Publishing Trends, Louis Rosenfeld falou sobre várias coisas, mas eu gostaria de destacar apenas alguns trechos, para que vocês percebam que experiência em internet, dispositivos móveis e aplicativos pode ser de extrema utilidade no mercado editorial digital.
Por que você escolheu focar seu programa de publicação sobre a experiência do usuário?
O que distingue uma editora é a sua audiência. Entrei neste negócio porque eu queria depender de quem eu conhecia e não o que eu conhecia. Sua rede nunca pode ser mercantilizada. Minha rede estava em experiência do usuário. As pessoas me conheciam com base na minha escrita e consultoria. É por isso que estou neste campo. Eu gosto dele e é crescente e eu acredito nisso. O que torna parques temáticos da Disney tão diferentes dos parques temáticos concorrentes? É a experiência do usuário. Outra coisa é que nossos temas estão sempre em voga. As vendas da backlist realmente aumentaram. Tome como exemplo o título Storytelling para a experiência do usuário – não vai mudar. A tecnologia muda, mas os nossos autores não estão escrevendo sobre a tecnologia. Eles estão escrevendo sobre o que fazer com a tecnologia. A experiência do usuário é realmente sobre a boa comunicação.
O que você acha que significa ser uma editora do século 21?
O termo editora tem um monte de bagagem. Para a maioria das pessoas ainda tem a conotação de livros mais do que qualquer outra coisa. É por isso que tantas editoras atualmente estão lutando: porque eles se vêem estando no negócio do livro, não no negócio de fornecer tudo o que os livros proporcionam. É o entretenimento? Informação? Para nós, é experiência. Mas se tudo o que vendemos é expertise em forma de livro eu não vou estar no negócio por muito tempo.
Os clientes têm necessidades diferentes em seu ciclo de vida profissional. Um cliente que compra um livro agora vai ser ainda mais em três meses e vai precisar de mais profundidade que outros formatos de experiência podem proporcionar. Caso você tenha feito esforço para identificar especialistas de alta qualidade e tenha construído uma audiência e você está colocando tudo isso junto, por que você iria querer deixar tudo apenas nos livros? Por que você não quer olhar para outras oportunidades para servir a ambas as comunidades de especialistas e os consumidores deste conhecimento?
Que outras oportunidades?
Nós estamos olhando para um ecossistema de informação. Temos livros. Os nossos têm tipicamente de 200 a 350 páginas. Mas estamos começando a olhar para saber se há um mercado para o livro de 180 páginas, um tipo diferente de livro. Temos também seminários virtuais de 60 a 90 minutos de duração que fazemos através do Gobi ou GoToMeeting e depois vendemos as gravações.
Outra forma são os workshops de um dia. As oficinas são públicas. Nós fazemos um road show em seis cidades por ano. Eu mesmo, nossos autores e outros especialistas que não são nossos autores. Normalmente três dias inteiros de diferentes oficinas com três técnicos diferentes em cada cidade. Estes são workshops de dia inteiro muito interativos, muito envolventes. Um monte de mãos no trabalho, exercícios hands-on.
Como eu sempre digo, aqui ou nos cursos que dou, editoras não vendem livros, vendem conteúdo, vendem informação. E esse é o bem mais valioso da atualidade. Por isso, nenhuma editora deveria temer seu fim, a não ser que esteja ignorando as possibilidades e oportunidades que aparecem.
Stella, o link para a entrevista original está quebrado (pelo menos aqui).
Ótima matéria por sinal, parabéns pela qualidade constante das publicações 🙂
Link consertado, Daniel! Obrigada pelo aviso.