A expansão do Nook Press foi uma inteligente jogada da importante varejista B&N por uma série de razões.
Apresentando um considerável declínio das receitas, Nook teve diminuições em seus lucros desde seu início. Grande parte dessas perdas está atrelada à morte das agency pricing, modelo editorial que cobra 30% do valor das vendas dos livros. Quando os editores estavam em agency pricing, Barnes & Noble garantia seu lucro cada vez que vendia um livro publicado pela Penguin ou HaperCollins, por exemplo.
Com os esquemas de preços atuais, Nook não possui a garantia de ter os preços mais baixos no mercado, e quando faz descontos em seus livros para competir com Amazon, Apple ou Google, pode perder dinheiro em cada venda.
Assim , o lançamento de Nook Press como parte da expansão internacional desejada pela Barnes & Noble é um movimento absolutamente crucial para Nook ter qualquer nível de sucesso nos países abrangidos pelo seu serviço. As vendas de conteúdo auto-publicado funcionam quase que de maneira idêntica ao modelo agency pricing, onde o autor define o preço e o varejista tem um corte da venda.
Fonte: Serviço de auto-publicação da Barnes & Noble avança na Europa, Digital Book World