Essa surpreendeu. A afirmação é da jornalista Luar Maria Brandão, que escreve para o jornal O Povo, baseada na pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro. Em seu artigo onde comenta sobre a supremacia do livro impresso no Brasil, Brandão também cita o mercado digital brasileiro:
O brasileiro ainda lê pouco – quatro livros por ano – comparado a países como a França, que lê 11. Mas um dado que impressiona é ter a região que mais cresce no Brasil, o Nordeste, uma média de leitura acima da nacional e concentrar 22% dos leitores digitais do País.
Esse, aliás, é um filão que, apesar de ainda preterido, já tem encontrado adeptos. São 9,5 milhões os brasileiros que também leem em suporte digital. Para muitos autores e editores entrevistados nas páginas a seguir, como a escritora cearense Tércia Montenegro, essa é a tendência e será o livro digital, mais barato, que vai ajudar a disseminar a leitura no Brasil.
Brandão fala de Fortaleza, uma das áreas que está ficando conhecida como pólo de tecnologia brasileira, por isso não é chocante admitir que muitos dos leitores digitais podem estar por lá, quase um quarto do total de 9,5 milhões.
Em outra matéria, também de Luar Maria Brandão, mais informações:
“Hoje, a região é a segunda maior do País, perdendo apenas para o Sudeste, o que mostra o interesse em conhecer as novas tecnologias”, afirma, em nota, a presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Pansa.
Para Tércia Montenegro, basta mais uma década para que os livros digitais sejam a maioria. Segundo a pesquisa do Instituto Pró-Livro, apenas 6% dos leitores que já tiveram contanto com eBooks (livros digitais) disseram não ter gostado da experiência; 54% gostaram muito e 40% gostaram um pouco.
Comigo isso acaba de aumentar mais um pouco.
Surpreendente e empolgante. Parabéns ao povo nordestino. Que possamos seguir tal exemplo para lermos mais e melhor, para transformarmos a nós mesmos e nosso Brasil. – Não podemos deixar os políticos "cabeças de minhoca", continuarem manchando nosso manto sagrado e sugarem nossa energia!