A Apple, com o iBooks, está um passo à frente quando o assunto é a tecnologia do seu leitor de livros digitais. A possibilidade de criar eBooks bem feitos, bonitos, posta ao alcance de editores, autores e designers, é muito importante. Não são poucas as vezes que bons conteúdos perdem a eficácia, por conta de uma estética pobre.
Pelo fato de usar o motor de rendering webkit (entenda melhor), o iBooks dispõe de funções avançadas, não só áudio ou vídeo. É possível criar um layout que se adapta conforme o aparelho e o tamanho da tela, o chamado design responsivo. Esta função passa despercebida por não ser tão chamativa, mas de fato é um recurso que permite design sofisticado ao livro digital, um design “silencioso”, que deixa aquela sensação agradável de beleza que os amantes da leitura sentem, quando pegam em mãos um livro bem feito.
Vou fazer um exemplo concreto.
Na uma série de livros que a Simplíssimo disponibilizou na Apple, semana passada, alguns estão com recursos de design responsivo, simples mas eficazes. Na versão do livro para iPad, temos o design da folha de rosto e das entradas de capítulos que respeitam o tamanho da tela do iPad.
Este mesmo livro, se aberto no iPhone, sem acrescentar nenhum recurso particular, irá apresentar estas páginas de modo errado ou pouco estético.
Colocando dentro do arquivo uma instrução que diga a ele para “perceber” qual é o tamanho da tela usada (o chamado media query), podemos fazer com que o design se adapte ao tamanho da tela. No exemplo dado, foi diminuído o espaçamento entre titulo e texto, e também o tamanho do titulo do livro, para desfrutar melhor o espaço menor da tela do iPhone.
Muitas outras mudanças podem ser preparadas, até mesmo trocando de modo quase completo o design do livro, de modo que seja mais elegante e funcional em telas pequenas. Deste modo o arquivo ePub se adapta de maneira correta, aos diferentes tamanhos de tela dos aparelhos leitores. Isso implica um trabalho de planejamento e design, bem diferente do que uma simples conversão do arquivo PDF para o ePub.
Esse é caminho. Planejamento, design personalizado e atenção quanto a experiência de leitura. Parabéns pela partilha.
Excelente realmente, mas o que vejo é que vivemos hoje no e-book o que acontecia num passado não tão distante com a falta de padronização dos navegadores web, onde precisávamos "rebolar" para conseguir manter a experiência do usuário em diversos navegadores.
Os usuários da Apple, estão kms a frente de todos os outros players com relação a qualidade e experiência de sua leitura, uma pena não podermos aplicar ainda o mesmo padrão para usuários android por exemplo.
Pingback: SER HIPERMíDIA » Blog Archive » Design responsivo no iBooks