Uma das maiores barreiras do livro digital é o acesso da população às tecnologias necessárias para leitura. Até mesmo um Kindle de US$79 é demais para famílias que ganham isso por semana para viver.
A Worldreader (como já falamos aqui) é uma ONG que atua na África, um dos continentes mais atingidos pela pobreza no mundo. Fundada por um executivo aposentado da Amazon, a ONG leva Kindles para salas de aula de países africanos, e já distribuiu 75 mil eBooks por lá.
Agora, a Worldreader anuncia o lançamento de um aplicativo, ainda em fase Beta, que promete levar eBooks a celulares, possuído por 80% da população. A diferença aqui é que esse aparelhos são conhecidos por dumb phones, ou seja, são aqueles longe de serem smartphones, simples a ponto de apenas realizarem ligações.
O aplicativo, chamado BiNu, utiliza uma tecnologia de compressão de dados baseados na nuvem, permitindo que qualquer aparelho que rode Java possa acessar eBooks, notícias e até o Facebook, sem precisar de 3G.
Agora, eles esperam ter milhares de eBooks disponíveis para as crianças: “Sim, este é um salto de fé para as editoras, dando parte de seu conteúdo gratuitamente. Mas uma vez que você dá a essas crianças no mundo em desenvolvimento as ferramentas necessárias e ligam essas crianças em livros, eles se tornarão compradores de livros.” disse Elizabeth Wood, diretora de publicações digitais da ONG.
“Estes feature phones podem não parecer legais, mas são os telefones usados por bilhões de pessoas no mundo em desenvolvimento. Criamos o app para dar acesso a livros para aqueles que não o tem.” completa Wood. Bonito, não? Isso poderia servir muito bem aqui no Brasil!
Confira um vídeo que explica o trabalho:
httpv://www.youtube.com/watch?&v=X7iM5Yke7VY
Com informações do paidContent e The Bookseller.