submarino digital club

Procon-SP Determina Suspensão Para Submarino, Americanas e Shoptime

14/03/2012
 / 

A partir de amanhã, por determinação da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, os sites da empresa B2W Companhia Global do Varejo – Americanas.com, Submarino e Shoptime – devem ficar em suspensão por 72 horas.

Segundo a Folha, o número de atendimentos relativos a problemas com os sites da B2W saltou de 2.224 em 2010 para 6.233 no ano passado, com aumento de 180% no período, sendo a maioria das ocorrências devido a falta de entrega ou defeito do produto. Quem aqui já não teve problemas desse tipo com esses sites? Eu já tive.

O que importa para nós no meio dessa notícia é que o Submarino é um vendedor de livros digitais, e que não faz muito tempo lançou o Submarino Digital Club, em parceria com o The Copia. Uma grande iniciativa para o mercado de livros digitais no Brasil, mas infelizmente vindo de uma empresa que não sabe administrar bem seus negócios.

Em relação a eBooks, não há muitas reclamações sobre o Submarino. Quem costuma ser muito citada pela internet é a Saraiva, muitas vezes também com problemas de entregas de arquivos, pagamento indevidos, não aceitação de devoluções… por enquanto, o mercado é pequeno e algumas reclamações sobre um serviço ruim de venda de eBooks não é um problema. Porém, quando o mercado for maior e tivermos players internacionais por aqui – como a sempre preocupada com a experiência do usuário Amazon – a coisa mudará de figura.

Mesmo com os problemas do Submarino e das Americanas.com, o consumidor continua comprando nesses sites porque eles oferecem bons preços e variedade, mas quando um serviço melhor surgir, ninguém pensará duas vezes antes de trocar. E é por isso que não só as distribuidoras e livrarias devem se preocupar, mas também editoras e autores, pois a credibilidade de seu serviço fica intrinsecamente ligada à compra. Se é difícil ou ruim comprar, a venda não se concretiza, e nenhuma das partes envolvidas ganha dinheiro.

Update [22:30]: A Folha informou agora à noite que os sites Americanas.com, Submarino e Shoptime poderão continuar vendendo normalmente pela internet amanhã. A Justiça de São Paulo acolheu pedido de liminar suspendendo a decisão do Procon-SP, comunicada hoje, de impedir por 72 horas as vendas dos três sites a partir de amanhã, Dia do Consumidor.

 

  1. “Mesmo com os problemas do Submarino e das Americanas.com, o consumidor continua comprando nesses sites porque eles oferecem bons preços e variedade, mas quando um serviço melhor surgir, ninguém pensará duas vezes antes de trocar.”

    Assino em baixo!!!

Deixe um comentário

Chat via Whats (51) 98628-2293