A Espanha é um dos mercados em crescimento para eBooks. Assim como mercados brasileiros, japoneses e outros, o espanhol têm sido mirado por muitas empresas e editoras.
Uma notícia publicada no site do El País afirma que o número de eBooks publicados no país cresceu em 40% nos últimos nove meses. Os dados são da agência do ISBN. Em 2011 foram editados 13.118, superando os 12.948 títulos do ano passado.
Estes números representam 15% de todos os livros registrados pela Agência ISBN na Espanha durante 2011 “e refletem o interesse crescente na indústria editorial em oferecer a seus leitores títulos publicados em formato digital”, disse o FGEE, a Federación de Gremios de Editores de España. E de todos os trabalhos digitais registradas nos primeiros nove meses do ano, 19% fora apenas de livros e materiais educativos.
A notícia também informa que 60% dos eBooks produzidos estão no formato ePub, em comparação com 31% usando o formato PDF. Segundo o Relatório do Livro de Comércio Interno para 2010 o número de títulos lançados em formato digital chegou a 25.567 (inclui livros digitalizados em anos anteriores), de modo que o aumento nesse ano, em comparação a 2009, foi de 141%.
“Os editores espanhóis estão fazendo um grande esforço de investimento para digitalizar as obras que não foram capazes de reeditar devido à falta de demanda”, afirma o FGEE. “E de acordo com o estudo de hábitos de leitura e compra de livro para o primeiro semestre de 2011, apenas 6,8% do leitores espanhóis afirmaram ler livros digitais, e apenas 3% têm um eReader.”